Projeto Político Pedagógico
ANDRAGOGIA
Arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças (do grego paidós, criança).
CONSTRUTIVISMO
Uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, ele responde aos estímulos externos agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada. Na educação, o construtivismo é uma teoria a respeito do aprendizado.
EPISTEMOLÓGICOS
Derivado de Epistemologia. Teoria ou ciência da origem, natureza e limites do conhecimento. Ospressupostos em que a epistemologia se baseia são:
1. O conhecimento é tangível e não precisa necessariamente da percepção humana seja dentro ou fora do âmbito da ciência; sendo assim, o conhecimento pode ser questionado de forma universal ou de forma abstrata;
2. O conhecimento é apenas uma representação da ideia que, na verdade, existe apenas dentro da consciência humana.
A partir destes pressupostos, duas questões precisam ser verificadas:
Essa ideia corresponde a algo real, que exista fora da consciência daquele que a pensa?
Caso a resposta da primeira questão seja negativa:
Existe alguma diferença entre as ideias reais e as irreais? Quais seriam essas diferenças?
A teoria do conhecimento perdeu sua força quando Kant, em sua Crítica da razão pura, refutou o primeiro pressuposto da epistemologia.
No campo da filosofia, a epistemologia foi substituída pela metodologia, que estuda os procedimentos de validação do conhecimento científico.
Pressupostos
O que se acredita ou se julga por antecipação.
MAPEAMENTO E DIAGNÓSTICO DE COMPETÊNCIAS
O Mapeamento de Competências identifica as competências técnicas, comportamentais e atitudinais necessárias à excelência de desempenho de cada cargo ou função das áreas de atuação para o atingimento dos Objetivos Estratégicos da organização.
Objetivos Estratégicos
Resultados que a organização pretende atingir que se constituem base do seu Planejamento Estratégico que, por sua vez, norteiam as estratégias específicas. São enunciados como alvos precisos e focalizam indicadores de desempenho que permitam medir os resultados da organização.
Planejamento Estratégico
Conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica. É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa.
O Diagnóstico de Competência verifica os níveis de CHA das competências individuais dos servidores (do conhecimento, das habilidades e das atitudes), estabelece a dimensão da competência.
A análise e a compatibilização dos resultados do Mapeamento e do Diagnóstico de Competências permitem a identificação das lacunas (gaps) de competência que devem ser preenchidas para o aprimoramento do desempenho individual.
PEDAGOGIA
Conjunto de métodos que asseguram a adaptação recíproca do conteúdo informativo aos indivíduos que se deseja formar.
REFERENCIAL TEÓRICO
Ou Revisão Bibliográfica é um resumo sobre o tema já definido e delimitado, enfatizando conceitos, características, justificativas de modo compacto com as devidas fontes (autores, ano e página) de autores e especialistas no tema em questão. Consubstanciam o PPP do MAPA as teorias dos seguintes autores:
ÁLVARO VIEIRA PINTO - Intelectual e filósofo brasileiro. Se destacou por sua posição nacionalista e sua atividade política-intelectual em defesa do desenvolvimento autônomo do Brasil durante o século XX.
JEAN PIAGET - Sir Jean William Fritz Piaget foi um epistemólogo suíço, considerado um dos mais importantes pensadores do século.
LAURO DE OLIVEIRA LIMA - Pedagogista brasileiro, conhecido pela sua atuação política na educação e pelo desenvolvimento do Método Psicogenético, estruturado a partir da Epistemologia Genética de Jean Piaget.
PAULO FREIRE - Educador, pedagogista e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.
PIERRE FURTER - Pensador notável. O elemento utópico se manifesta no seu pensamento pela urgência da necessidade de fazer compreender que a utopia é parte inerente da vida humana.
RUBEM ALVES - Psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis.
VYGOTSKY - Lev Semenovitch Vygotsky, cientista bielorrusso. Pensador importante em sua área e época, pioneiro no conceito de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais e condições de vida.