Você está aqui: Página Inicial > Concurso e Seleção > Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2023

Processo Seletivo para Adidos Agrícolas 2023

por tiessa.oliveira publicado 16/02/2023 15h48, última modificação 30/05/2023 09h15

O processo seletivo destina-se à seleção de 9 candidatos(as) para 8 postos de adido agrícola junto às representações diplomáticas brasileiras no exterior, a saber:

  • Bruxelas, Bélgica (União Europeia)
  • Lima - Peru 
  • Londres - Reino Unido
  • Moscou - Rússia
  • Pequim - China (2 vagas)
  • Roma - Itália (FAO)
  • Singapura - Singapura
  • Washington, D.C. - Estados Unidos da América

 

Este certame poderá trazer a possibilidade de formação de cadastro reserva, para as representações acima, assim como para possíveis novos postos, portanto, sugerimos que os interessados preparem seus certificados de proficiência.

Entende-se adido agrícola o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas junto às Representações Diplomáticas brasileiras no exterior, sendo considerado equivalente a Conselheiro da Carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores – MRE.

O profissional designado ao posto de adido agrícola deverá atuar na identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro, contribuindo para uma estratégia coerente no curto, médio e longo prazo referente a cada país e a cada mercado específico.

 

Fiquem atentos! Está previsto para o dia 7 de junho o evento para divulgação do edital!

 

LEGISLAÇÃO

Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008Dispõe sobre a designação e atuação de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior, e dá outras providências.

- Portaria Interministerial MAPA/MRE nº10, de 28 de abril de 2023: Institui a Comissão de Seleção que coordenará o processo de seleção de candidatos a adido agrícola junto às Representações Diplomáticas Brasileiras no Exterior.

- Portaria MAPA nº 580, de 28 de abril de 2023: Estabelece as diretrizes para a seleção de adidos agrícolas junto a Representações Diplomáticas Brasileiras no exterior.

 

REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO

São requisitos gerais para participação neste processo Seletivo de acordo com o disposto nos artigos 2º e 18, parágrafo único, do Decreto nº 6.464/2008, e conforme previsto na Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990:

  1. ser brasileiro nato ou naturalizado;
  2. ser, há no mínimo dez anos:
      1. servidor público federal, ocupante de cargo efetivo; ou
      2. empregado do quadro permanente de empresa pública federal ou de sociedade de economia mista federal;
  3. ter, no mínimo, quatro anos de exercício no Ministério da Agricultura e Pecuária ou em entidade vinculada ao órgão, nos últimos dez anos;
  4. atestar proficiência em idioma estrangeiro,  salvo em caso de países cujo idioma oficial é o português;
  5. estar em exercício no Ministério da Agricultura e Pecuária ou em uma de suas entidades vinculadas; e
  6. não se enquadrar nas hipóteses de inelegibilidade previstas no inciso I do caput do art. 1º da Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990.
  7. o(a) candidato(a) deverá possuir diploma de nível superior completo, no grau de Bacharel ou equivalente, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC.

       

      INSCRIÇÕES

      O período de inscrição será aberto em breve!

        

      RELAÇÃO DE CERTIFICAÇÕES DE PROFICIÊNCIA POR POSTO – IDIOMAS OBRIGATÓRIOS

      Idioma Certificado Data de emissão Qualificação Obrigatoriedade
      Inglês TOEIC, TOEFL , IELTS ou Linguaskill Serão aceitos os emitidos desde  2020 Nível B2, ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas, Nível B2, ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas, contemplando as 4 (quatro) habilidades: interpretação, leitura, fala e escrita. Obrigatório para os postos da Bélgica, China, Estados Unidos da América, Itália, Reino Unido, Rússia e Singapura.
      ECCE ou Cambridge Serão aceitos os emitidos desde 2015
      Espanhol SIELE
      Serão aceitos os emitidos desde 2020 Nível B2, ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas, Nível B2, ou superior, ou nível correspondente, de acordo com o quadro comum europeu de referência para línguas, contemplando as 4 (quatro) habilidades: interpretação, leitura, fala e escrita.
      Obrigatório para candidatos inscritos para o posto da Peru
      Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira – DELE Serão aceitos os emitidos desde 2015