Você está aqui: Página Inicial > Enagro > Quem Somos

Quem Somos

por leonardo.maia publicado 19/09/2016 13h28, última modificação 01/12/2022 11h09

A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (ENAGRO), integrante do Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), foi criada em 19 de agosto de 2015 e oficializada na estrutura organizacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) pelo Decreto nº 8.701, de 31 de março de 2016.

A Escola de Governo do MAPA tem como missão institucional oferecer programas de desenvolvimento e aprendizado de excelência, bem como propiciar condições para a aprendizagem contínua e efetiva que prepare todos os envolvidos nos arranjos produtivos e sociais da agropecuária com competência e ética.

Para tanto, visa o desenvolvimento de competências, além da retenção e disseminação do conhecimento, criando um ambiente flexível, dinâmico e sinérgico para promoção da aprendizagem de conhecimentos estratégicos essenciais à melhoria contínua do setor agropecuário. No âmbito do MAPA, está vinculada ao Departamento de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento da Secretaria-Executiva, sendo a unidade responsável pelas ações de capacitação, desenvolvimento, formação e valorização dos servidores e empregados públicos.

Ao longo dos anos, desde sua concepção, a ENAGRO vem priorizando um modelo de capacitação estratégica por meio da implementação da Gestão por Competências (GCO) e Gestão do Conhecimento (GC). Neste período, a Enagro consolidou-se como uma das referências na política de gestão por competências entre as Escolas de Governo da Administração Pública Federal, sempre comprometida com a formação técnico-científica dos servidores e empregados públicos em correspondência com as demandas do corpo profissional deste Ministério.

Atualmente, para efetivar a implementação do novo método de gestão, redesenhou o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) de modo a se adequar às novas diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), estabelecida pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019.

    

                                                                                                                                        

Pilares da Enagro

 

Para promover a excelência nos serviços prestados, o objetivo da Enagro está direcionado à promoção da aprendizagem individual e institucional, proporcionando o desenvolvimento de competências, além da retenção e disseminação do conhecimento, criando um ambiente flexível, dinâmico e sinérgico para promoção da aprendizagem de conhecimentos estratégicos; essenciais à melhoria contínua dos arranjos produtivos e sociais da agropecuária.

Quem Somos IN1

Conheça a Enagro

 

 

Clique aqui e conheça a nossa Infraestrutura.