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Trabalhos apresentados em 2017

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 05/02/2018 15h52, última modificação 03/04/2018 12h03

Boas Práticas

Boas práticas

 Conheça os trabalhos inscritos na categoria Boas Práticas do Prêmio Servidor MAPA 2017:

 

 DADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS

Criação de Painel de Dados Orçamentários e Financeiros utilizando a ferramenta QlickView com relatórios Visão Geral, Execução Unidades, Execução Completa, Contratação de Bens e Serviços, Acompanhamento Detalhado das Despesas, Restos a Pagar, Controle da Arrecadação e Alterações do Projeto de Lei Orçamentária Anual - PLOA.

 

RECONHENCIMENTO DO LABORATÓRIO DE SANIDADE AVIÁRIA DO LANAGRO-SP COMO LABORATÓRIO DE REFERÊNCIA MUNDIAL PARA O DIAGNÓSTICO DA INFLUENZA AVIÁRIA E DOENÇA DE NEWCASTLE

Estabelecimento de um projeto de cooperação técnica com um laboratório de referência da OIE; Construção de um novo laboratório que cumprisse com os requisitos mais modernos de biossegurança; Aprimoramento do sistema de gestão da qualidade com obtenção de acreditação junto ao INMETRO na norma ISO 17.025; Submissão à OIE do pleito para reconhecimento como laboratório de referência para o diagnóstico da doença de Newcastle e influenza aviária.

 

  PROGRAMA MAIS LEITE SAUDÁVEL

Estabelecimento de padrões, fluxos e meios de garantir que o produtor rural seria o único beneficiário do projeto de assistência técnica, educação sanitária ou melhoramento genético para acesso ao crédito em todo o país, gerenciar de maneira (mapeamento do fluxo do processo, regulamentação do processo, compilação de informações, painéis demonstrativos).

 

 

 UNIFICAÇÃO: CONSTRUINDO A UNIDADE DE DIAGNÓSTICO ANIMAL (UNI/DIA) DO LANAGRO-PE

Criação de Unidade de Diagnóstico Animal (UNI/DIA) para unificar os setores de Virologia, Bacteriologia e Diagnóstico Molecular em três aspectos (pessoal, estrutural e documental) para atender normas de Biossegurança.

 

 

GRUPO DE TRABALHO: USO DO SOLO

Levantamento do espaço físico ocupado pela Superintendência Federal de Agricultura, localizada no município de São José/SC, identificando os recursos naturais, as áreas edificadas e disponíveis para utilização, elaborando assim, propostas a serem desenvolvidas por grupos específicos. O intuito foi aprimorar a utilização do espaço dando uma
destinação mais adequada e eficiente, de acordo com as necessidades do órgão, da comunidade em geral, em consonância com a legislação vigente.

 

 GESTÃO FINANCEIRA – SOLUÇÃO PARA GESTÃO DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS

Criação de ferramenta que permite o gerenciamento de todo o fluxo financeiro da Rede Lanagro, desde o planejamento até o empenho efetivo dos gastos. A iniciativa denominada Gestão Financeira é composta por três pilares: parte conceitual, parte prática e parte documental.

 

 

SOLUÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE PREGÕES E DE REGISTRO DE PREÇOS, PARA GARANTIR MELHORIA NA GESTÃO, TRANSPARÊNCIA, CELERIDADE E ECONOMICIDADE NA OPERACIONALIZAÇÃO DE PREGÕES E CONTROLE DE REGISTRO DE PREÇOS NO ÂMBITO DO LANAGRO/MG

Criação de duas ferramentas (Planilhas e página html na Intranet) para auxílio de pregoeiros e gestores na condução das compras públicas no Lanagro/MG.

 

 

ANÁLISE DAS PERDAS E BEM-ESTAR ANIMAL NO TRANSPORTE DE FRANGOS DE CORTE: COMPARAÇÃO
ENTRE UM FRIGORÍFICO BRASILEIRO E UM INGLÊS

Estudo comparativo entre frigorífico brasileiro e inglês para analisar e comparar o estresse das aves e as perdas que ocorrem ao longo da fase de transporte no manejo pré-abate de frangos de corte de um frigorífico brasileiro e um inglês, através da mensuração de mortalidade de chegada, contusões parciais e níveis de corticosterona, relacionados com diferentes distâncias e sazonalidade, subsidiando o segmento agrícola com essas informações.

 

 

DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS QUE CONTRIBUAM PARA ATINGIR OS PRINCÍPIOS DA EFICIÊNCIA, EFICÁCIA, EFETIVIDADE E PLANEJAMENTO NA DIVISÃO DE INFRAESTRUTURA
PREDIAL-DINF/CAPS/CGRL.

Levantamento de alternativas que pudessem melhorar o planejamento e execução das atividades e projetos da DINF, obviamente respeitando a hierarquia e o trabalho feito pelos outros servidores. Criação de um documento modelo de planejamento de contratação;
• Pesquisa de opinião com os servidores do MAPA usuários dos elevadores, na fase de elaboração;
• Reuniões com a equipe técnica de profissionais do Ministério da Educação e do Comando da Marinha que já tinham realizado projeto de modernização de elevadores.

 

SISTEMA EM ACCESS PARA UTILIZAÇÃO E CONTROLE DE SUPRIMENTO DE FUNDOS

Desenvolvimento de um sistema em ACCESS para trabalho em rede permitindo o acesso pelos diversos usuários do sistema dentro dos seus níveis de acesso a depender da sua atividade dentro do processo de concessão de suprimento de fundos. Buscando solucionar os principais problemas do processo: controle dos gastos e verificação das quantidades e itens adquiridos com a finalidade de controlar os itens e quantitativos adquiridos em conformidade com a legislação vigente.

 

 

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E ALINHAMENTO ESTRATÉGICO: O CASO DA CEPLAC

Criação de metodologia para operacionalização do Grupo de Trabalho - CEPLAC, considerando os tipos de contribuições que pudessem vir a enriquecer o debate das ideias, de acordo com a classificação: Diagnosticar, Projetar e Definir e Propor.

  

Inovação

Inovação

Conheça os projetos concorrentes da categoria Inovação:

 

 PLANO FURÃO

Elaboração de  Termo de Cooperação Técnica, com prefeituras municipais, ou entidades sociais organizadas, referenciadas pela legislação de convênios com a administração direta, e interessadas na perfuração de poços artesianos em locais que possam beneficiar o maior número de habitantes, utilizando maquinário já pertencente ao MAPA.

 

CONCESSÃO DO PROJETO CRIA - CARTÓRIO DE REINTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

Propõe a criação de cartórios Físicos e virtuais (eletrônicos) para viabilizar
informações e documentos no Agronegócio, com o objetivo de reintegrar todas as informações e documentos com a chancela final dos Auditores Fiscais Federais do Agronegócio.

 

ESTRUTURAÇÃO INSTITUCIONAL E MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA SUPERINTENDÊNCIA FEDERAL DE AGRICULTURA DE MINAS GERAIS / SFA MG

A execução do Projeto prevê o desenvolvimento de ações consubstanciadas em um planejamento estratégico que propicie a tomada de decisões baseadas na atuação proativa dos gestores, considerando as ameaças e as oportunidades e atuando nas falhas existentes do cenário atual. Adicionalmente, será construído o mapeamento de processos e de competências, de forma a proporcionar uma melhor alocação dos recursos humanos bem como uma otimização dos fluxos internos de trabalho. O monitoramento e o gerenciamento do Projeto serão executados através de indicadores de acompanhamento e de desempenho, criados junto as equipes de cada Unidade organizacional da SFA/MG e validados junto ao dirigente maior da Regional.

 

CEPLAC– REVITALIZAÇÃO INSTITUCIONAL, ATRAVÉS DE RECURSOS DIGITAIS

Propõe a criação de uma Plataforma de Automação de Dados e um Laboratório de Produção Multimídia e Comunicação em Mídias Digitais, disponibilizando para toda comunidade científica regional, entidades governamentais, do terceiro setor e aos agricultores em geral, oferecendo aos usuários soluções para automatizar
rotinas de Planejamento e Gerenciamento de forma articulada, levantando dados direto no campo e resolvendo problemas do público alvo.