Você está aqui: Página Inicial > Gestão do Conhecimento > Livro: Fungos em Plantas no Brasil

Livro: Fungos em Plantas no Brasil

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 05/08/2021 16h31, última modificação 11/08/2021 16h05

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), subordinada ao Departamento de Governança e Gestão – DGG/SE, da Secretaria Executiva – SE, em colaboração e parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, apresenta a segunda edição do livro “Fungos em Plantas no Brasil”, ampliada e revisada, uma obra resultante de pesquisas, serviços e produtos na área de Segurança Biológica voltados para a agricultura brasileira.
A competitividade e a sustentabilidade do agronegócio brasileiro dependem de mecanismos que minimizem os riscos de introdução e dispersão de pragas e do desenvolvimento e da aplicação de metodologias para a proteção dos agroecossistemas.
É de responsabilidade do Departamento de Sanidade Vegetal-DSV/SDA/MAPA a realização de Análise de Risco de Pragas (ARP), uma exigência internacional para toda importação e exportação de espécies vegetais, suas partes, seus produtos e subprodutos. A ARP é um processo de avaliação biológica que descreve, para um determinado produto e local de origem, qual o risco da introdução de organismos exóticos e quais as medidas fitossanitárias a serem adotadas.
Para dar embasamento científico à ARP, é imprescindível o conhecimento sobre as espécies de pragas que ocorrem no território brasileiro. Portanto, é nesse cenário que se insere o presente livro, apresentando um extenso levantamento das espécies de fungos existentes no Brasil e sua distribuição geográfica, assim como de suas respectivas plantas hospedeiras, com base na bibliografia científica da área.
Esta obra integra novas informações geradas pela pesquisa agropecuária, disponibilizada on-line, é mais uma relevante contribuição dos pesquisadores da Embrapa, da Universidade de Brasília e seus colaboradores para o avanço do conhecimento e para as ações da defesa fitossanitária brasileira.

Clique aqui para ter acesso à 2ª edição do Livro: Fungos em Plantas no Brasil, 2019. 

 

LIVE DE LANÇAMENTO DO LIVRO

Saiba mais sobre o evento de lançamento da 2ª Edição do Livro: Fungos em Plantas no Brasil, ampliada e revisada, ocorrido no dia 03 de setembro de 2020, pelo canal oficial da Enagro no YouTube.

 

Link do evento: https://www.youtube.com/watch?v=FHytMHe6XQI&list=PLKUUqhp0GjoweMKefNNvBQb3hK9O-Bz6_

O evento contou com a ilustre participação do Eminente Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Alysson  Paolinelli, candidato ao Prêmio Nobel da Paz 2021.