Como está sendo realizado o Mapeamento no Mapa?
Conheça as etapas do mapeamento de competências no MAPA:
Fase 1: Análise documental
Período de realização: janeiro a fevereiro de 2016
Análise de documentos legais que regulamentam os processos de trabalho do MAPA pela Equipe GESTCOM para o Questionário de Necessidades de Desenvolvimento.
Fase 2: Mapeamento de competências
Período de realização: março a abril de 2016
Realização de oficinas setoriais para mapeamento das competências de casa unidade.
As últimas oficinas ocorreram em 2016 e contaram com a presença de representantes de diversas unidades.
Veja quem participou das oficinas
Conheça as competências que foram mapeadas para a sua unidade.
Conheça todas as competências existentes no MAPA.
Fase 3: Aplicação do Questionário de Necessidades de Desenvolvimento
Período de realização: agosto a setembro de 2017
Resposta a questionário individual por todos os servidores do MAPA no sistema de gerenciamento de competências - GESTCOM.
Confira suas necessidades de desenvolvimento, clique aqui.
Fase 4: Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento
Período de realização: novembro de 2017
Entrega dos relatórios finais com as principais informações obtidas a partir da aplicação dos questionários.
Revisão das competências
O Mapeamento de Competências deve ser considerado um processo cíclico. Assim, o ideal é que ele seja realizado anualmente, ou a cada dois anos. Para isso, repetem-se partes das etapas descritas acima.
Não havendo mudanças importantes na organização – como, por exemplo, uma mudança de legislação ou alteração no Planejamento Estratégico – o processo pode ser iniciado diretamente a partir da fase de mapeamento de competências. Cada unidade revisa os mapas de competências utilizados no ciclo anterior, buscando verificar se novas competências devem ser adicionadas; se competências devem ser retiradas; se a descrição de alguma competência deverá ser ajustada, e, por fim, se os graus de importância devem ser ajustados.
Quando houver mudanças mais significativas, como a inclusão de novos objetivos estratégicos ou instruções normativas específicas, pode ser necessário repetir o trabalho a partir da Fase 1: uma análise documental dos novos elementos, que possam produzir novas competências organizacionais e, com isso, novas competências individuais. A partir dessa avaliação, o órgão deve decidir se irá refazer os grupos focais ou oficinas de competências (para as unidades específicas que são afetadas pela mudança) ou seguir diretamente para o mapeamento de competências.