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Como está sendo realizado o Mapeamento no Mapa?

por admin publicado 18/08/2017 14h59, última modificação 08/02/2018 10h44

 

Conheça as etapas do mapeamento de competências no MAPA:

Fase 1: Análise documental

Período de realização: janeiro a fevereiro de 2016

Análise de documentos legais que regulamentam os processos de trabalho do MAPA pela Equipe GESTCOM para o Questionário de Necessidades de Desenvolvimento.

Fase 2: Mapeamento de competências

Período de realização: março a abril de 2016

 Realização de oficinas setoriais para mapeamento das competências de casa unidade.

As últimas oficinas ocorreram em 2016 e contaram com a presença de representantes de diversas unidades. 

Veja quem participou das oficinas

Conheça as competências que foram mapeadas para a sua unidade. 

Conheça todas as competências existentes no MAPA.

Fase 3: Aplicação do Questionário de Necessidades de Desenvolvimento

Período de realização: agosto a setembro de 2017

 Resposta a questionário individual por todos os servidores do MAPA no sistema de gerenciamento de competências - GESTCOM.

Confira suas necessidades de desenvolvimento, clique aqui.

Fase 4: Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento

Período de realização: novembro de 2017

 Entrega dos relatórios finais com as principais informações obtidas a partir da aplicação dos questionários.

 Conheça o Relatório Final do Mapeamento de Competências disponibilizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Revisão das competências

O Mapeamento de Competências deve ser considerado um processo cíclico. Assim, o ideal é que ele seja realizado anualmente, ou a cada dois anos. Para isso, repetem-se partes das etapas descritas acima.

Não havendo mudanças importantes na organização – como, por exemplo, uma mudança de legislação ou alteração no Planejamento Estratégico – o processo pode ser iniciado diretamente a partir da fase de mapeamento de competências. Cada unidade revisa os mapas de competências utilizados no ciclo anterior, buscando verificar se novas competências devem ser adicionadas; se competências devem ser retiradas; se a descrição de alguma competência deverá ser ajustada, e, por fim, se os graus de importância devem ser ajustados.
Quando houver mudanças mais significativas, como a inclusão de novos objetivos estratégicos ou instruções normativas específicas, pode ser necessário repetir o trabalho a partir da Fase 1: uma análise documental dos novos elementos, que possam produzir novas competências organizacionais e, com isso, novas competências individuais. A partir dessa avaliação, o órgão deve decidir se irá refazer os grupos focais ou oficinas de competências (para as unidades específicas que são afetadas pela mudança) ou seguir diretamente para o mapeamento de competências.