O que é a Trilha de Aprendizagem?
O PDI da Enagro está materializado em Trilhas de Aprendizagem. Trilha de Aprendizagem é uma abordagem formativa que é composta por diferentes soluções educacionais (cursos autoinstrucionais, eventos online, oficinas presenciais, entre outras) e que se adequam às necessidades educacionais dos aprendizes, de acordo com os objetivos propostos.
A Trilha é formada por duas dimensões comuns a todos os servidores (Rotas Paralelas e Explorações Conjuntas) e uma dimensão personalizada de acordo com o cargo e lotação de cada servidor (Estações Múltiplas). As competências desses três eixos se integram e se complementam, e suas respectivas capacitações deverão ser realizadas pelos servidores de forma concomitante, ao longo dos dois primeiros anos de exercício.
A Trilha de Aprendizagem do PDI será disponibilizada por meio do AVA da Enagro até o mês de agosto de 2025. Enquanto isso, o novo servidor deverá iniciar a realização dos cursos indicados no site da Enagro, bem como a realização da Aprendizagem em Serviço, que faz parte da dimensão Estações Múltiplas.
Os cursos podem ser realizados de forma personalizada, ou seja, o novo servidor deve conversar com sua chefia imediata para receber orientações sobre quais serão os cursos que devem ser feitos de forma prioritária.
Atenção!
Fique atento à data limite para finalizar os cursos, pois, após a matrícula, é preciso finalizar os cursos em até um mês! Por isso, orientamos que o novo servidor realize um curso de cada vez.
Acesse a lista de formações da dimensão Rotas Paralelas.
Acesse a lista de formações da dimensão Explorações Conjuntas.
Acesse os materiais da solução Aprendizagem em Serviço.
Cadastro nas plataformas de ensino
O próprio servidor será responsável por fazer seu cadastro nas plataformas que abrigam as capacitações do PDI. No caso da Enagro, o servidor criará sua conta no momento da inscrição na Aprendizagem em Serviço. Já no caso da Escola Virtual de Governo da Enap, o servidor deve acessar o site e se cadastrar.
Datas Importantes
Ao entrar em efetivo exercício no Mapa, o novo servidor e a chefia imediata devem se atentar aos principais prazos:
- Acolhimento: período que se inicia no primeiro dia do novo servidor, quando ele será recebido pela chefia e seus colegas e dará início aos cadastros necessários para o desempenho das suas funções.
- Aprendizagem em Serviço: tem início após o momento do acolhimento. O novo servidor será guiado nas suas primeiras atividades por um servidor tutor, que pode ser sua chefia ou um colega experiente.
- Capacitações: o novo servidor deve se atentar aos prazos de cada curso, que é de até um mês a contar da data da inscrição.
- Acesso ao AVA da Enagro: a Trilha de Aprendizagem será disponibilizada no AVA, mas enquanto isso o servidor já deve dar início à realização das capacitações.
- Fim do primeiro ano: prazo para o servidor concluir pelo menos 50% da carga horária do PDI (208 horas).
- Fim do segundo ano: prazo para o servidor concluir a totalidade da carga horária do PDI (415 horas).