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O que é Gestão do Conhecimento?

A Gestão do Conhecimento (GC) é um instrumento de grande importância e está relacionado à capacidade das organizações em criar, captar e aplicar conhecimento, para melhorar os seus resultados. A GC é implementada mediante uma série de práticas que consolidam e ampliam o aprendizado das pessoas, da equipe e da organização.

Existem algumas definições sobre o que é Gestão do Conhecimento que guiam as ações da Enagro em relação ao tema. Reunimos abaixo algumas definições de autores renomados da área, que consideramos importantes e explicativas:

“A Gestão do Conhecimento GC é um conjunto de técnicas e ferramentas para identificar e utilizar os ativos de informação e de conhecimento. Trata-se de “(...) uma abordagem sistemática e organizada para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento para aumentar o desempenho.” (KPMG, 2003).

Para Batista (2012), a Gestão de Conhecimento é um método integrado de criar, identificar, organizar, compartilhar, recuperar e aplicar conhecimento para melhorar o desempenho das pessoas, das equipes e da organização como um todo, melhorando os resultados organizacionais.

“A Gestão do Conhecimento (GC) contribui com novas opções, melhorando a capacidade de realização e com práticas que podem beneficiar muito a administração pública. Gerenciar o conhecimento tornou-se uma nova responsabilidade da administração pública para que ela possa aumentar a efetividade dos serviços públicos e melhorar a sociedade a qual ela serve.”(WIIG, 2000).

“Um conjunto de processos sistematizados, articulados e intencionais, capazes de incrementar a habilidade em criar, coletar, organizar, transferir e compartilhar informações e conhecimentos estratégicos úteis à tomada de decisão, à gestão de políticas públicas e à inclusão do cidadão como produtor de conhecimento coletivo.” (FRESNEDA; GONÇALVES, 2007).

 Para melhorar o entendimento sobre a Gestão do Conhecimento, vamos entender o conceito de conhecimento, conhecimento tácito e explícito.


O que é Conhecimento?


Conhecimento é uma mistura fluida de experiência condensada, valores, informação conceitual e insight experimentado, a qual proporciona uma infraestrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. O conhecimento tem origem na cabeça das pessoas e é aplicado, no dia a dia do trabalho, nas organizações. Nas organizações o conhecimento está inserido ou embutido (explicitado) não só em documentos ou repositórios, mas também nas rotinas, nos processos de trabalho, nas competências organizacionais, nas práticas e normas organizacionais”, (DAVENPORT; PRUSAK, 1998).


O que é Conhecimento Tácito?


Conhecimento Tácito: conhecimento pessoal incorporado à experiência individual, envolvendo fatores intangíveis (convicções, crenças, sentimentos e emoções), sendo também denominado conhecimento implícito, na medida em que se encontra na mente das pessoas. É difícil ser documentado e disseminado. Dever ser explicitado, por meio de processos de conversão do conhecimento, para que possa integrar o “repositório de conhecimento”, ou a base de conhecimento organizacional.


O que é Conhecimento Explícito?


Conhecimento Explícito: conhecimento passível de ser estruturado, sistematizado. Pode ser compartilhado, transmitido e armazenado. Constitui o lado palpável do conhecimento organizacional expresso em documentos, processos, etc. Caracteriza o conhecimento de uma organização, sobre as temáticas de seu interesse e compõe a Base de Conhecimento organizacional, e podem então ser utilizado no âmbito do Ciclo de Gestão do Conhecimento.


Ativos de informação e conhecimento:


Sabe-se que os ativos de informação e conhecimento devem ser mobilizados pelas organizações para que estas possam enfrentar os diferentes desafios e aperfeiçoar sua forma de atuação.

“Os ativos de informação e conhecimento tornam-se cada vez mais importantes e essenciais no mundo contemporâneo. Na Economia do Conhecimento, o sucesso é resultado da mobilização dos ativos da informação e do conhecimento de uma comunidade e do apoio às empresas para enfrentar um novo ambiente de negócios. A Gestão do Conhecimento (GC) pode fornecer as ferramentas para ajudar os atores envolvidos no processo de desenvolvimento dessa tarefa” (JARBOE; ALLIANCE, 2001).


Princípios da Gestão do Conhecimento

Benefícios da Gestão do Conhecimento