Você está aqui: Página Inicial > Mapeamento de Competências no MAPA > PAEC por competências

PAEC por competências

por ana.ksilva publicado 30/11/2017 13h10, última modificação 04/07/2018 13h32

Um dos pressupostos do modelo de Gestão por Competências, instituído pela Política Nacional de Desenvolvimento Pessoal - PNDP, é a proposição das ações de capacitação no contexto estratégico. 

A identificação das lacunas de competência de uma instituição permite que ela estruture seus planos de capacitação de forma a desenvolver as competências necessárias de seu corpo funcional. Então, se a instituição almeja alcançar um nível de excelência em determinado serviço ao cidadão, seus servidores devem dominar as competências que irão permitir a realização deste serviço com o grau de excelência esperado.

Para que isso seja possível, é importante que as etapas de Mapeamento e Diagnóstico de Competências tenham sido concluídas na Instituição.  Assim, mais do que uma grade de ações de capacitação, a instituição será capaz de construir um plano anual de capacitação, priorizando os eventos de capacitação para que ela atinja seus objetivos estratégicos.

O mapeamento e diagnóstico de competências identificam se os servidores têm o grau de domínio esperado. Sem este diagnóstico, é muito difícil identificar que ações de capacitação devem ser desenvolvidas e para quais servidores elas devem ser oferecidas.

Seguindo essas diretrizes, foi elaborado o Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências. 

Conheça o PAEC 2018.

 

Workshop: Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências

Para identificar as competências prioritárias para as ações de capacitação promovidas pelo MAPA, foi realizado pela Enagro o "Workshop: Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências", no qual participaram servidores representantes de todas as unidades do ministério. 

O objetivo do Workshop foi analisar as competências através do Diagrama de Pareto e dos relatórios das unidades com informações sobre as Lacunas Médias das Unidades e as Lacunas por Servidores.

 

Apresentação: Lacunas de Competência

apresentação.png

 

Lista de Participantes:

Veja aqui quem participou do Workshop - Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada por Competências 2018:

Lista de 27 de novembro de 2017

Lista de 1º de dezembro de 2017

 

Galeria de Fotos

Veja aqui as fotos do evento realizado em 27 de novembro e 1º de dezembro de 2017.

 

Material distribuído no Workshop - Diagnósticos das Unidades

Para conhecer o Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento entregue no Workshop, clique aqui.