Você está aqui: Página Inicial > Paec > Ações de capacitação

Ações de capacitação

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 07/02/2018 15h42, última modificação 21/02/2018 14h15

Confira as ações de capacitação previstas pelas unidades no Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências.

Clique aqui e conheça as ações.

 

 

 

 

 

 

Como identificar sua ação de capacitação

A metodologia do PAEC mudou!

No sentido de minimizar as inconsistências que pudessem ser apresentados no 1º Ciclo do Mapeamento de Competências e ainda incentivar os gestores a apoiar as futuras ações de capacitação, a ENAGRO realizou o Workshop: “Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências” com o intuito de apresentar o Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento de cada unidade e tornar a elaboração do Plano mais participativa.

Como forma de conciliar o orçamento e o tempo disponível para a execução do Plano, priorizou-se as competências com altas lacunas. 

Para melhorar a gestão do Plano, neste ano não foram identificados nomes de cursos nas ações, e sim, os processos de trabalho vinculados ao planejamento estratégico e a as competências prioritárias do MAPA.

Para verificar se sua ação de capacitação está prevista ou não no Plano, siga as instruções:

  1. Verifique a qual processo de trabalho sua capacitação está relacionada;
  2. Verifique as competências a serem desenvolvidas; conforme exemplo abaixo:

  Ex.: Curso de Redação Oficial

 

Se a sua capacitação se enquadra nesses requisitos, ela está prevista no PAEC 2018 e você desenvolverá três competências consideradas prioritárias para a sua unidade.

  

Como solicitar capacitação

  1.  Preencha o Formulário de solicitação de capacitação;
  2. Instrua processo no SEI com os seguintes documentos:
    • Formulário de solicitação de capacitação (PDF),
    • conteúdo programático, e 
    • Formulário de Autorização de Capacitação (modelo existente no SEI);

    3. Encaminhe o processo para ENAGRO-SE.

Atenção! As ações de capacitação não contempladas no Plano serão analisadas pela ENAGRO e encaminhadas à Secretaria Executiva para autorização.

 

Ações não previstas no Plano: 

As solicitações de capacitação individuais ou em grupo não contempladas no PAEC deverão possuir, além dos documentos acima, justificativa nos campos próprios dos formulários com as seguintes informações:

  1. as lacunas de competências a serem desenvolvidas pelo servidor (disponível no sistema GESTCOM), ou as lacunas de competências a serem desenvolvidas pela unidade, em caso de solicitações em grupo (disponível no Portal da Enagro);
  2. vinculação da ação de capacitação aos objetivos estratégicos do MAPA e unidade de exercício do servidor (Cadeia de Valor – Programa/Projeto/Processo de trabalho);  
  3. demonstração de pertinência e aplicabilidade para a unidade de exercício; e
  4. indicativo de orçamento disponível.

  

Competências não mapeadas ou diagnosticadas:

A solicitação de ações de capacitação e desenvolvimento para suprir ou mitigar lacunas de competências não mapeadas ou diagnosticadas no 1º Ciclo de Mapeamento de Competências deverão possuir justificativa nos campos próprios dos formulários com as seguintes informações:

  1. vinculação da ação de capacitação aos objetivos estratégicos do MAPA e unidade de lotação do servidor (Cadeia de Valor – Programa/Projeto/Processo de trabalho);
  2. demonstração de pertinência e aplicabilidade para a unidade de exercício; e
  3. indicativo de orçamento disponível.

 

Despesas que ultrapassem a previsão orçamentária: 

A solicitação de ações de capacitação previstas que excedam a previsão orçamentária da unidade deverão possuir justificativa nos campos próprios dos formulários.