Você está aqui: Página Inicial > PDP > Ações de capacitação

Ações de capacitação

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 07/02/2018 14h42, última modificação 09/07/2020 12h09

Confira as ações de capacitação previstas pelas unidades no Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências e os procedimentos para solicitar capacitação. Clique aqui!

 

 

Como identificar sua ação de capacitação

A metodologia do PAEC mudou!

No sentido de minimizar as inconsistências que pudessem ser apresentados no 1º Ciclo do Mapeamento de Competências e ainda incentivar os gestores a apoiar as futuras ações de capacitação, a ENAGRO realizou o Workshop: “Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada 2018 por Competências” com o intuito de apresentar o Diagnóstico de Necessidades de Desenvolvimento de cada unidade e tornar a elaboração do Plano mais participativa.

Como forma de conciliar o orçamento e o tempo disponível para a execução do Plano, priorizou-se as competências com altas lacunas. 

Para melhorar a gestão do Plano, neste ano não foram identificados nomes de cursos nas ações, e sim, os processos de trabalho vinculados ao planejamento estratégico e a as competências prioritárias do MAPA.

Para verificar se sua ação de capacitação está prevista ou não no Plano, siga as instruções:

1. Identifique a qual processo de trabalho sua capacitação está relacionada;

2. Identifique as competências a serem desenvolvidas; conforme exemplo abaixo:

  Ex.: Curso de Redação Oficial

 

No exemplo acima, se a sua capacitação se enquadra nesses requisitos, ela está prevista no PAEC 2018 e você desenvolverá competências consideradas prioritárias para a sua unidade.

Procedimentos para solicitar capacitação

Para conhecer os procedimentos para solicitar capacitação, clique aqui!

  

Competências não mapeadas ou diagnosticadas:

A solicitação de ações de capacitação e desenvolvimento para suprir ou mitigar lacunas de competências não mapeadas ou diagnosticadas no 1º Ciclo de Mapeamento de Competências deverão possuir além das informação necessária de acordo com o tipo de evento as seguintes informações:

1. Vinculação da ação de capacitação aos objetivos estratégicos do MAPA e unidade de lotação do servidor (Cadeia de Valor – Programa/Projeto/Processo de trabalho);

2. Demonstração de pertinência e aplicabilidade para a unidade de exercício; e

3. Indicativo de orçamento disponível.

 

 Despesas que ultrapassem a previsão orçamentária: 

A solicitação de ações de capacitação previstas que excedam a previsão orçamentária da unidade deverão possuir justificativa nos campos próprios dos formulários.