Você está aqui: Página Inicial > Eventos de capacitação > Ética, Integridade Pública e Compliance

Ética, Integridade Pública e Compliance

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 02/07/2018 16h13, última modificação 27/08/2018 15h08

banner ética.jpgTrilha – Ética, Integridade e Compliance:

Público-alvo: Superintendentes Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seus substitutos legais.

Ao final da trilha o Gestor estará apto a:

  • Agir de acordo com leis, normas e códigos profissionais da organização, inclusive o de Ética, identificando as implicações de suas ações para a instituição como um todo.
  • Agir em suas atividades com respeito ao próximo, integridade, honestidade e impessoalidade, observando as normas e princípios da instituição, o conceito de cidadania e do bem público;
  • Relacionar-se de forma cordial com as pessoas dos diversos níveis hierárquicos e culturais, expressando pensamentos, sentimentos, crenças e direitos apropriadamente.
  • Realizar sindicância e processo administrativo disciplinar, para apuração de irregularidade, aplicando as penalidades previstas na legislação pertinente, com imparcialidade; e
  • Analisar as representações e denúncias que lhe forem encaminhadas, opinando sobre a necessidade de deflagração de procedimento disciplinar ou de processo de responsabilização de empresas, de acordo com a legislação pertinente.

 

Conteúdo programático: 

 Básico

MODALIDADE

TÍTULO

CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Ética e Serviço Público

A consciência ética é elemento fundamental para comprometer os agentes públicos com o respeito à cidadania, ao estado de direito e à consolidação da democracia. Desenvolva seus conhecimentos sobre os fundamentos da Ética e sobre os desafios do serviço público.

 

20H

infografico-à distância.jpg

Ética e Administração Pública - Turma 1

Conceituar ética e cidadania e propor uma reflexão sobre a importância dos temas para  o indivíduo, o cidadão e a Administração Pública.

 

40H

infografico-à distância.jpg

Deveres, Proibições e Responsabilidades do Servidor Público Federal

O presente curso buscar apresentar as normas (regras e princípios) referentes aos deveres, proibições e responsabilidades do servidor público federal, além das consequências resultantes do descumprimento de suas obrigações, especialmente no que se refere à apuração disciplinar de eventual conduta violadora das normas da Constituição Federal e da Lei nº 8.112, de 11/12/90.

 

 

60H

 

Intermediário

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Provas no Processo Administrativo Disciplinar

Esta é uma ótima oportunidade de qualificação para membros de comissões de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD). O curso pretende instrumentar para a utilização adequada das diversas espécies de provas na fase instrutória do processo disciplinar. Umas das expectativas com o curso é minimizar a necessidade de instauração de novas comissões por nulidade processual.

 

 

20H

 

Material complementar

MODALIDADE TÍTULO

infografico-leitura.jpg

Guia de Integridade Pública

O objetivo deste Guia é chamar a atenção dos gestores públicos sobre questões que devem ser discutidas e implementadas com o intuito de mitigar a ocorrência de corrupção e desvios éticos no âmbito de seu órgão ou entidade.

infografico-leitura.jpg

Plano de Integridade

O Programa de integridade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, instituído em 7 de abril de 2017, busca implementar e aprimorar mecanismos de prevenção, detecção e remediação de fraudes, irregularidades e desvios de conduta. Ele foi desenvolvido em consonância com eixos fundamentais, ações e medidas, definidos por portaria da CGU.

infografico-leitura.jpg

Aqui contém 100 perguntas e Respostas sobre Improbidade Administrativa

Esperamos que as cem respostas a seguir apresentadas sirvam não apenas para aclarar pontos importantes acerca da defesa do patrimônio público e social e da probidade administrativa mas também, e principalmente, para provocar inquietações e suscitar mais indagações sobre as formas de otimização dessa tarefa coletiva.