Você está aqui: Página Inicial > Notícias > QUADRO DE ACESSO AO CARGO DE ADIDO AGRÍCOLA

Notícias

QUADRO DE ACESSO AO CARGO DE ADIDO AGRÍCOLA

publicado: 07/11/2016 23h00 última modificação: 25/07/2017 15h12

Prepare-se e Participe! Seja candidato ao Quadro de Acesso! Há uma vaga a ser ocupada por você. Somente sendo integrante do Quadro de Acesso, você poderá participar das Listas Tríplices e ser designado Adido Agrícola. 

A estratégica função de adido agrícola, criada em 2008 pelo Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008, é relativamente recente no Brasil e foi implementada com a designação dos primeiros 8 (oito) adidos agrícolas do Brasil em 2010.

Atualmente o Brasil pode manter, junto a representações diplomáticas no exterior, até 25 (vinte e cinco) adidos agrícolas (Art. 4º do Decreto nº 6.464, de 2008). 

Importante destacar que o cargo de Adido Agrícola é:

 ¿ Função que requer experiência e conhecimento das atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Além disso, adicionalmente, requer compreensão da forma e cultura de trabalho dos governos de outros países;

 ¿ Cargo sênior, com designação pelo Presidente da República, e como tal requer técnicos qualificados, com conhecimento e experiência das atividades do MAPA, do Agronegócio e de negociações internacionais e,

 ¿ Atividade privativa de servidor público federal ocupante de cargo efetivo do quadro de pessoal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

Com o novo Regulamento e Critérios de Seleção de Candidatos a Postos de Adidos Agrícolas junto a Missões Diplomáticas Brasileiras no Exterior (Portarias nº 147, de 5 de agosto de 2016 e Nº 148, de 8 de agosto de 2016) foi institucionalizado o Quadro de Acesso de candidatos ao cargo de Adido Agrícola.  

O Quadro de Acesso é um cadastro de reserva permanente de profissionais aptos que estarão em constante evolução na qualificação profissional, e que tem por objetivo trabalhar com previsibilidade em caso de substituições intempestivas de adido em exercício. 

O limite de vagas para o Quadro de Acesso não será superior a três vezes o número autorizado de adidos, ou seja, até 75 (setenta e cinco) servidores do MAPA comporão o Quadro de Acesso.

A primeira seleção interna ocorrerá ainda neste semestre, procedimento que será repetido pelo menos a cada dois anos (§ 3º do Art. 6º da Portaria Nº 147/2016).  

A Secretaria de Relações Internacionais e a ENAGRO definirão plano de treinamento anual para os integrantes do Quadro de Acesso com objetivo de qualificar e preparar o colegiado para as atividades de competências do adido agrícola, com avaliação periódica e individual de cada participante. Os integrantes do Quadro de Acesso serão avaliados pelo desempenho obtido nos treinamentos.   

Acompanhe neste espaço as informações sobre o processo de seleção interna para o Quadro de Acesso, os treinamentos, a formação das listas tríplices e demais passos para chegar a Adido Agrícola.