Você está aqui: Página Inicial > Gestão do Conhecimento > Estudos de Caso

Estudos de Caso


Nós atuamos diretamente nos processos de conversão do conhecimento. Trata-se de converter o conhecimento tácito, que está na cabeça das pessoas, em conhecimento explícito, devidamente registrado e que poderá ser, portanto, armazenado, compartilhado, internalizado, socializado, etc., no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Você sabe o que são os Estudos de Caso?


Umas das formas de registro desses novos conhecimentos é por meio da prática de Gestão do Conhecimento denominada Estudos de Caso. Os Estudos de Caso são uma ferramenta valorosa para apresentação de problemas e soluções no âmbito da Administração Pública.

Os Estudos de Caso são considerados instrumentos didáticos aplicados, que podem ser empregados nas capacitações, que terão melhores condições de serem efetivas no desenvolvimento de competências exigidas para a ação profissional. São referência na elaboração de Estudos de Caso a Escola Canadense do Serviço Público (CSPS) e o Instituto de Administração Pública do Canadá (Ipac). No Brasil, destaca-se a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que disponibiliza a Casoteca Enap, com Estudos de Caso relacionados à diversos temas de interesse da Administração Pública.

A Enagro observou que não existem Estudos de Caso nas temáticas afetas à Agricultura e Pecuária disponíveis e visa, portanto, construir, por meio da elaboração de diversos Estudos de Caso, a Casoteca do MAPA.

Nesse sentido, a Enagro, em parceria com a Coordenação de Emergências Agropecuárias (CEA/SDA) e a Agência de Fiscalização do Estado do Piauí (ADAPI), atuou no registro de conhecimentos valiosos, considerando a importância da contenção da Peste Suína Clássica - PSC e a manutenção da área livre de PSC para o Brasil. O trabalho resultou na elaboração de Estudo de Caso de contenção de Peste Suína no Nordeste, material inédito na abordagem do tema, contendo informações e conhecimentos do trabalho realizado em campo, pela equipe do CEA e ADAPI, agência de fiscalização do Estado do Piauí. Trata-se de fruto da Gestão do Conhecimento realizada entre essas instituições, tratando-se de caso real de conversão, registro e transferência de conhecimentos. 


               

CASOTECAGRO


EM BREVE: Acesse aqui o nosso próximo Estudo de Caso.