Você está aqui: Página Inicial > Evolução Funcional > Aprendizagem em Serviço

O que é a Aprendizagem em Serviço?

A Aprendizagem em Serviço é uma das soluções educacionais que compõem a Trilha de Aprendizagem do PDI. A proposta dessa estratégia educacional se baseia em metodologias ativas de educação e avaliação contextualizada, realizadas na parceria entre o servidor mais experiente, que atuará como Tutor, e o novo servidor recém-chegado ao Mapa.

A aprendizagem em serviço possibilita ao novo servidor uma imersão na rotina laboral, de modo holístico, em que o profissional será capaz de conhecer os aspectos procedimentais, conceituais e atitudinais que constituem sua prática profissional. Para essa solução educacional, o novo servidor contará com o auxílio de um servidor mais experiente que, durante o período da solução de aprendizagem, atuará como tutor.

Essa prática oportuniza o intercâmbio cultural institucional, das consideradas boas práticas já preestabelecidas, mas também permite que o novo servidor contribua com o Mapa trazendo inovações.

Quais os requisitos para a Aprendizagem em Serviço?

Antes de dar início à Aprendizagem em Serviço, o novo servidor deve ter passado por um período inicial de acolhimento. Essa etapa prévia é importante para que o servidor recém-chegado já esteja com acesso a alguns dos principais sistemas que utilizará no desempenho da sua função.

Ao iniciar a Aprendizagem em Serviço, o novo servidor deverá preencher um formulário com uma avaliação sobre como foi o seu acolhimento.

Acesse a página sobre o Acolhimento e saiba mais.

Quais as responsabilidade de cada ator nesta formação?

Chefia

A chefia fica encarregada de designar o servidor que atuará como tutor do(s) novo(s) servidor(es), podendo ela mesma atuar com tutora ou delegar essa função para outro servidor experiente.

Caso seja designado outro servidor para esse papel, a chefia imediata receberá as avaliações preenchidas pelo servidor tutor e pelo novo servidor, para fazer o acompanhamento e validação.

Caso a própria chefia atue como tutora, quem receberá as respostas das avaliações será a próxima chefia imediatamente superior na hierarquia.

Servidor tutor

Os Tutores são agentes fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos novos servidores do Mapa, desempenhando importantes papéis como facilitador de aprendizado, mediador, avaliador e motivador no processo de integração.

A Enagro preparou um Guia para Servidores Tutores, com orientações e recomendações de metodologias, temáticas e boas práticas para o desempenho dessa função.

São atribuições do Servidor Tutor:

  • Fazer a leitura do Guia para Servidores Tutores;
  • Acompanhar e orientar o novo servidor, seguindo os princípios formativos descritos no Guia;
  • Preencher, juntamente com o servidor tutor, as avaliações conjuntas disponíveis na sala virtual do AVA da Enagro;
  • Preencher, ao final da Aprendizagem em Serviço, a avaliação individual do tutor.

Novo Servidor

O novo servidor deverá realizar as atividades sob orientação do Tutor, expondo suas dúvidas e eventualmente contribuindo com o Mapa trazendo inovações e sugestões.

São atribuições do novo servidor:

  • Preencher a avaliação sobre o acolhimento recebido (individual);
  • Preencher, juntamente com o servidor tutor, as avaliações conjuntas disponíveis na sala virtual do AVA da Enagro;
  • Preencher, ao final da Aprendizagem em Serviço, a avaliação individual do novo servidor.

Como acessar e dar início à Aprendizagem em Serviço?

Cada etapa dessa formação será registrada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Enagro. Nesse espaço, o servidor tutor e o novo servidor terão acesso às orientações e aos formulários que deverão preencher ao longo da Aprendizagem em Serviço.

No AVA da Enagro há salas virtuais para tutores e salas para os novos servidores, tanto da SDA como da SDI. Os servidores tutores ou as chefias imediatas receberão os links para inscrição nas salas e deverão repassá-los aos respectivos servidores.