Você está aqui: Página Inicial > Concurso e Seleção > Processo Seletivo para o Quadro de Acesso ao Posto de Adido Agrícola

Processo Seletivo para o Quadro de Acesso ao Posto de Adido Agrícola

por Gabriela de Campos Morais publicado 23/04/2019 14h35, última modificação 23/04/2019 14h50
Adidos Agrícolas 2019

Com a edição do regulamento para seleção de candidatos a postos de adidos agrícolas junto a missões diplomáticas brasileiras no exterior (Portaria nº 147/2016 substituída pela Portaria 1464/2018), foi institucionalizado o Quadro de Acesso de candidatos ao referido cargo.

A estratégica função de adido agrícola, instituída pelo Decreto nº 6.464, de 27 de maio de 2008,  foi implementada com a designação dos primeiros oito adidos agrícolas do Brasil, em 2010. Atualmente, o país pode manter, junto a representações diplomáticas no exterior, até 25 adidos agrícolas (Art. 4º do Decreto nº 6.464, de 2008).

 O cargo de Adido Agrícola representa:

Função que requer experiência e conhecimento das atividades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Adicionalmente, requer compreensão da forma e cultura de trabalho dos governos de outros países;

Cargo sênior, com designação pelo Presidente da República. Como tal, requer técnicos qualificados, com conhecimento e experiência das atividades do MAPA, da realidade agrícola brasileira e de negociações internacionais; 

Atividade privativa de servidor público federal ou de empregado público das entidades vinculadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O Quadro de Acesso constitui cadastro de reserva permanente de profissionais aptos, que estarão em constante evolução na qualificação profissional.

O limite de vagas para o Quadro de Acesso é de até três vezes o número autorizado de adidos, ou seja, neste momento até 75 vagas.

A segunda seleção interna para compor o Quadro de Acesso ocorrerá ainda neste semestre, com início previsto para maio, e oferecerá 53 vagas.

Poderão participar do processo seletivo os servidores e empregados públicos que atendam ao disposto no Decreto 6.464/2008.

Acompanhe no Intercom e Agronet as informações sobre o processo seletivo para o Quadro de Acesso, os treinamentos, a formação das listas tríplices e demais informações pertinentes.

Para maiores detalhes, entre em contato pelo ramal: (61) 3218-2629.

ANOS ANTERIORES

Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo de 2018

Clique aqui e saiba mais sobre o processo seletivo de 2017