Você está aqui: Página Inicial > Concurso e Seleção > Prêmio Ceres

O Prêmio Ceres foi instituído pela Ministra de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, por meio da Portaria nº 224, de 11 de outubro de 2019, com o objetivo de reconhecer o mérito do trabalho desenvolvido pelos servidores e empregados em exercício no Mapa.

 O nome do Prêmio foi inspirado na Deusa Ceres, deusa da agricultura e fertilidade, é uma das figuras mais importantes na mitologia grega, sendo geralmente associada à exuberância da vegetação e colheitas fartas.

 

CATEGORIAS

 

Práticas Administrativas - Premiar iniciativas que se destacam por serem inovadoras, transformadoras e que geram melhorias nos processos e ações de suporte ao Mapa.

Qualidade Agropecuária - Premiar iniciativas que se destacam por serem inovadoras, transformadoras e que geram melhorias no desenvolvimento sustentável da agropecuária em nível nacional ou internacional.

Gestão - Reconhecer o mérito dos gestores, avaliando a trajetória e os resultados de alta performance apresentados durante o exercício de cargos de gestão no Mapa, conforme critérios e escopos estabelecidos em edital.

 

INSCRIÇÃO


 As inscrições poderão ser realizadas no período de 23 de dezembro até 09 de fevereiro de 2020 às 23h59 (horário oficial de Brasília/DF).

O Formulário de Inscrição encontra-se disponível no Anexo I do Edital nº 02, de 12 de dezembro de 2020.  Após o preenchimento, o formulário deverá ser enviado para o endereço eletrônico selecao.enagro@agricultura.gov.br.

Saiba mais sobre os critérios de participação, acessando o Edital nº 02, de 12 de dezembro de 2020.


REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO


 Ser servidor público efetivo ou não e empregado público, em exercício no Mapa há pelo menos um ano, lotado em um dos locais abaixo:

  • Nos órgãos de assistência direta e imediata à Ministra de Estado da Agricultura Pecuária, e Abastecimento;
  • Nos órgãos específicos singulares; e
  • Nas unidades descentralizadas do Mapa.

 

Apresentar o relatório da iniciativa conforme o modelo existente no edital.

 

PREMIAÇÃO

 

  • Troféu Prêmio Ceres destinado ao idealizador da iniciativa;
  • Certificados individuais de premiação destinados a todos vencedores;
  • Certificado de Elogio Funcional destinado a todos os vencedores;
  • Curso de capacitação de curta ou média duração à escolha dos vencedores, desde que relacionado às competências institucionais e à gestão estratégica do Mapa, conforme a Política de Desenvolvimento de Pessoas vigente no âmbito do Ministério, sem a concessão de diárias e passagens;
  • Registro e disponibilização dos trabalhos e projetos vencedores no Portal da Enagro e na Biblioteca Nacional da Agricultura – Binagri; e
  • Os vencedores ou membros das equipes poderão ser convidados, após a premiação, a participarem de eventos e/ou missões técnicas organizadas ou viabilizadas pela Enagro e eventuais parceiros com o objetivo de valorizar, incentivar e disseminar a informação no setor público.


EDIÇÃO 2019

DescriçãoDocumento
Portaria nº 4, de 28 de abril de 2020 - Resultado do Concurso por ordem de classificação Acesse aqui
Portaria nº 2, de 13 de março de 2020 - Lista das iniciativas validadas do ConcursoAcesse aqui
Prorrogação das inscrições para o Prêmio CeresAcesse o Edital aqui
Anexo III - Formulário - RECURSO CONTRA DECISÃO RELATIVA AO PRÊMIO CERES 2019Anexo III
Anexo II - Roteiro para Elaboração do RelatórioAnexo II
Anexo I - Formulário de InscriçãoAnexo I
Edital nº 02, de 12 de dezembro de 2019Acesse o Edital aqui
Portaria nº 3.421, de 13 de novembro de 2019Acesse aqui
Portaria nº 224, de 11 de outubro de 2019 - Institui Prêmio CeresAcesse aqui


Vencedores do Prêmio Ceres 2019


CATEGORIA GESTÃO

Projeção do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (LFDA‐SP) no cenário internacional por André de Oliveira Mendonça 

 

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Campinas (LFDA-SP), um dos seis laboratórios oficiais do MAPA, é considerado referência para o diagnóstico de doenças aviárias. No ano de 2006, submeteu o pleito para se tornar laboratório de referência da OIE para a doença de Newcastle e influenza aviária. Em resposta, a Organização apresentou uma série de recomendações, as quais foram atendidas ao longo dos anos subsequentes. Dentre as recomendações, destacam-se: maior envolvimento com a comunidade científica internacional e aprimoramento da biossegurança laboratorial.

CLIQUE AQUI e leia na íntegra.

 

CATEGORIA PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

Certificado Veterinário Internacional Eletrônico por Marlene Bichler e equipe: Eliciane Fisher, Fabio Andrade Bessa de Lima, Caetano Attanázio de Miranda, Bruno Medeiros de Almeida, Eduardo Herkes Filho, Bianca Hiromi Shimada, Eduardo Silas de Castro Faleiro, Jorge Ribeiro dos Reis e Andréia Fragoso Resende Nahon.

 

Até começo de 2018, as solicitações para emissão de Certificado Veterinário Internacional (CVI) para trânsito de animais de companhia para os Estados Unidos da América (EUA) era exclusivamente presencial, em uma das 65 unidades de atendimento do VIGIAGRO , localizadas em aeroportos e portos. Para obter o CVI, os cidadãos necessitavam realizar agendamento em uma das unidades, cumprir os prazos conforme requisitos sanitários, e se deslocar até a unidade de atendimento escolhida para solicitar e, posteriormente retirar o documento.

O tempo gasto pelo usuário – além do custo – muitas vezes eram em vão, pois a documentação apresentada nem sempre estava correta. Os CVIs emitidos por cada unidade tinham rastreabilidade somente na unidade onde foram emitidos, demandavam da presença de servidor exclusivo para análise/emissão, servidores administrativos para recepção dos documentos, e não havia como quantificar as solicitações e emissões de CVI feitas pelo órgão. As informações encontradas pelos cidadãos eram desencontradas e nem sempre reais.

O projeto proporcionou que a solicitação, análise da documentação e emissão do CVI, ocorresse de forma digital, com anexação eletrônica dos documentos necessários no Portal de Serviços do Governo para Certificados com destino aos EUA.

CLIQUE AQUI e leia na íntegra.

 

CATEGORIA QUALIDADE AGROPECUÁRIA

Os melhores amigos do Mapa ‐ O trabalho dos cães de detecção da Secretaria de Defesa Agropecuária por Ângelo de Queiroz Maurício e equipe: Léo, Vamp, Meg, Frida, Thor, Romero Serrão Teixeira, Carlos Henrique Mendes, João Gilberto Beggiora, Mauricio Moreno

 

Em virtude da extensa faixa de fronteiras do Brasil e o vertiginoso aumento do fluxo comercial, e no trânsito de bens e passageiros, percebeu-se que os recursos, ferramentas e estratégias utilizadas pelo MAPA até pouco tempo já não eram suficientes para atender à crescente demanda por uma vigilância agropecuária eficiente e contínua. Pensando na necessidade de modernização desta vigilância, foi proposto o emprego dos cães farejadores como ferramenta auxiliar aos trabalhos da fiscalização federal agropecuária. A extrema sensibilidade, especificidade e rapidez dos cães de detecção, aliados ao baixo custo de manutenção, fazem com que estes sejam um poderoso aliado no combate ao ingresso de produtos proibidos e controlados. Adicionalmente, a figura carismática e simpática dos nossos amigos caninos, oferecem uma alternativa mais do que vantajosa para promoção da educação sanitária e divulgação das ações do MAPA junto aos cidadãos brasileiros e estrangeiros.

CLIQUE AQUI e leia na íntegra.

 

Para conhecer as demais iniciativas participantes desta edição, clique AQUI.


Clique aqui e saiba mais sobre o Prêmio Servidor dos anos anteriores.



Informações adicionais poderão ser obtidas
 por meio do e-mail selecao.enagro@agricultura.gov.br