Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seleção para composição das equipes K9

Notícias

Seleção para composição das equipes K9

Comunicado Mapa nº 74, de 24.5.2019

publicado: 27/05/2019 09h15 última modificação: 27/05/2019 16h27

O Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD), em parceria com a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro), está selecionando servidores públicos efetivos para comporem as equipes do CNCD, com atuação futura na fiscalização com os cães de detecção em diversos aeroportos e pontos estratégicos do país.

O Centro está vinculado ao Departamento de Serviços Técnicos (DTEC) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e é responsável por selecionar, adquirir, treinar e operacionalizar o uso de cães de detecção no âmbito do MAPA. Atuando em todo o território brasileiro, as equipes caninas do CNCD, chamadas de “Equipes K9”, apoiam as atividades de controle e fiscalização de produtos de interesse agropecuário, contribuindo para a defesa agropecuária nacional.

A seleção de servidores para comporem as equipes do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) não se restringe à estrutura atual do CNCD, tendo em vista a previsão de oportunidades em novas unidades da federação.

Os servidores interessados em atuar nas funções de “Condutor de cães” e “Treinador”, deverão pertencer, obrigatoriamente, às carreiras com atribuições relacionadas diretamente à fiscalização. Por outro lado, para exercer demais funções, não há a exigência em pertencer às referidas carreiras.

O formulário de seleção estará disponível para preenchimento até o dia 07/06/2019.

Após esta etapa, serão convocados para a entrevista os perfis selecionados. Encerrado o processo seletivo, será promovido o Curso de Formação, no segundo semestre de 2019.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A seleção destina-se apenas a servidores do MAPA para comporem as equipes do Centro Nacional de Cães de Detecção (CNCD) e não se restringe à estrutura atual do CNCD, tendo em vista estarem previstas novas oportunidades em diversas Unidades da Federação (UF). Com atuação em todo o território brasileiro, as equipes caninas do CNCD, chamadas de “Equipes K9”, apoiam as atividades de controle e fiscalização de produtos de interesse agropecuário, contribuindo para a defesa agropecuária nacional.

Os servidores selecionados exercerão, de modo geral, as seguintes atividades conforme a função pretendida:

Treinadores do CNCD: Selecionar; treinar; formar e acompanhar os cães de detecção e seus operadores, a serem alocados no âmbito das ações da Defesa Agropecuária Federal e da Força Nacional do SUASA. Local de atuação: Brasília-DF

Equipes K9: Operar e conduzir os cães de detecção formados pelo CNCD, executando as ações de fiscalização e monitoramento com cães em portos, aeroportos, postos de fronteira e demais localidades estratégicas de interesse, além de tomar parte nas operações especiais realizadas no âmbito da Força Nacional do SUASA. Local de atuação: Diversas Unidades da Federação, conforme demanda a ser definida.

Equipes de Apoio: Prestar apoio às ações realizadas pelas Equipes K9 e Treinadores do CNCD em atividades diversas não relacionadas à condução dos cães de detecção.

Demais esclarecimentos serão obtidos na Etapa de Entrevistas. A  etapa atual do processo seletivo refere-se ao preenchimento do formulário, objetivando captar o interesse dos candidatos.

Os interessados em participar da seleção devem preencher o formulário de seleção, disponível neste link

  

Os cães do MAPA precisam de você!

 

 Para mais informações: (61) 3218-2300/ selecao.enagro@agricultura.gov.br