Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oficinas de Elaboração do PAEC 2019 por Competências

Notícias

Oficinas de Elaboração do PAEC 2019 por Competências

CAPACITAÇÃO

publicado: 02/07/2019 10h10 última modificação: 02/07/2019 10h10

Entre os dias 26 de outubro e 06 de novembro, promovidas pela Escola de Governo do Mapa (Enagro), foram realizadas as “Oficinas de Elaboração do Plano Anual de Educação Continuada (PAEC) 2019 por Competências”. O evento teve como objetivo definir as prioridades de desenvolvimento para 2019 e traçar estratégias para capacitação do corpo funcional do Órgão.

O evento contou com a participação de gestores e colaboradores técnicos de todas as unidades administrativas do Mapa e apresentou, em oficinas práticas, a metodologia para a elaboração do Plano 2019 por Competências.

O PAEC é o instrumento que norteia a execução das capacitações e ações de desenvolvimento profissional dos servidores e empregados públicos lotados no Mapa e ao contrário de outras ações de educação corporativa que buscam simplesmente suprir demandas pontuais emergentes, o Plano deste Ministério está alinhado à Gestão por Competências, que traz não somente os insumos para as ações de capacitação, mas norteia o desenvolvimento do corpo funcional do Órgão para atingir os objetivos estratégicos estabelecidos, agregando valor à sociedade.

Com essa prática inovadora, outros Órgãos têm apresentado interesse em conhecer e aplicar a metodologia. Por isso, o evento contou, também, com a presença de servidores da Acadebio, escola de governo do ICMBio, e estudantes da UnB.

Como o sucesso desta ação, os resultados esperados dependem, principalmente, do compromisso, do comprometimento e da participação efetiva de todas as partes envolvidas, direta ou indiretamente, no processo de gestão de pessoas do Órgão.

A seguir, ilustra-se as etapas que antecederam a elaboração do Plano e os resultados dessas ações para a consolidação de uma cultura de capacitação permanente orientada por resultados.

 O que é competência?

A Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas - PNDP, disposta no Decreto nº 5707/2006, define "Competência" como "um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição". Neste sentido, a competência é utilizada para se referir a tudo aquilo que o servidor deve ser capaz de fazer para realizar, adequadamente, suas atividades profissionais. 

 

Como foi realizado o mapeamento de competências no Mapa?

 

Como é realizada a elaboração do PAEC?

1º Etapa – Aplicação dos Questionários de Necessidade de Desenvolvimento

O Questionário de Necessidades de Desenvolvimento é aplicado bianualmente e leva em consideração: a autoavaliação de cada servidor, a avaliação do gestor, e a importância da competência mapeada pela Unidade.

2º Etapa – Diagnóstico de Necessidade de Desenvolvimento

Com o resultado dos Questionários, é obtido o Diagnóstico Necessidade de Desenvolvimento do Mapa, no qual é possível verificar as necessidades de desenvolvimento identificadas pelo servidor e chefia imediata como importantes para o desempenho das atividades na unidade de lotação.

Com isso, no sentido de priorizar as altas necessidades de desenvolvimento, a Enagro utiliza uma técnica estatística (Diagrama de Pareto). O Diagrama de Pareto auxilia na tomada de decisão, permitindo à organização selecionar prioridades quando há um grande número de opções disponíveis, otimizando assim os custos com desenvolvimento. De acordo com essa técnica, 80% das necessidades de desenvolvimento decorrem de 20% das lacunas mapeadas no Órgão.

Na utilização do Diagrama de Pareto, é possível hierarquizar as Competências por número de servidores com necessidade de desenvolvimento, da maior quantidade de servidores para a menor, gerando um diagrama que indica aquelas que mais atendem as necessidades da organização para esse ciclo de mapeamento. Quanto mais ao lado esquerdo do diagrama, mais prioritárias são as ações voltadas para o desenvolvimento daquela Competência.

3º Etapa - Vincular as competências prioritárias aos objetivos estratégicos do Mapa

Além disso, as ações de capacitação são vinculadas aos macroprocessos de trabalho, aos objetivos estratégicos do Órgão e à Cadeia de Valor do Mapa.

4º Etapa – Elaboração do Relatório do PAEC para submissão ao Comitê Gestor de Educação Continuada do Mapa

Como é realizado o monitoramento das ações de educação continuada pelos gestores e servidores do Mapa?

Em uma iniciativa sintonizada com a política do governo de dar mais transparência às informações públicas, a Enagro disponibilizou o Painel de Gestão da Capacitação. As informações são atualizadas, semanalmente, direcionadas ao público interno, aos cidadãos e demais escolas de governo interessadas no tema.

Dentre outras funcionalidades destacam-se as seguintes:

Execução do Plano Anual de Educação Continuada (PAEC): controle e monitoramento das ações de capacitação, do orçamento executado por unidade administrativa, dos indicadores de desempenho do PAEC, da entrega de documentação pós-evento, do desenvolvimento de competências;

Planejamento do PAEC: arquitetura, mapa de competências por unidade, adesão dos servidores no levantamento de necessidades de desenvolvimento de competências, previsão orçamentária, diagnóstico e ações prioritárias de desenvolvimento por unidade administrativa;

Relatórios: informações detalhadas dos eventos realizados, ações previstas no PAEC, diagnóstico consolidado por unidade e banco de talentos possibilitando pesquisa e recuperação da força de trabalho em função de suas competências desenvolvidas nos eventos de capacitação. 

Clique AQUI e saiba mais.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelos contatos gestao.competencia@agricultura.gov.br ou (61) 3218-3036.