Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mapa realizará Mapeamento de Competências

Notícias

Mapa realizará Mapeamento de Competências

publicado: 20/12/2015 23h00 última modificação: 25/07/2017 09h10

A secretária-executiva do Mapa, Maria Emília Jaber, assinou recentemente, o Termo de Execução Descentralizada que consolida a parceria entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e o ministério para a realização do Mapeamento de Competências.


Fase primordial para a implantação da Gestão por Competências, este ato solidifica um dos três Pilares da Enagro que, alinhado aos dois outros - Gestão do Conhecimento e Capacitação - vai possibilitar um grande salto qualitativo na prestação de serviços do MAPA à Sociedade, em um curto espaço de tempo.


O professor Thiago Dias Costa, Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Metodologias de Mapeamento de Competências em Órgãos Públicos (GESTCOM) e responsável pela coordenação do processo de implantação do mapeamento, apresentou à equipe da Enagro a metodologia que será utilizada.


"Com o Mapeamento de Competências, o Mapa será capaz de prever ações de capacitação de acordo com as necessidades de cada servidor do ministério. O servidor poderá corrigir, complementar e adicionar competências de acordo com a realidade da unidade em que está lotado. Todo o processo de construção das competências será feito pelos servidores com o auxílio da UFPA", destacou Thiago Dias.


A próxima etapa consiste no envio à UFPA, pelo Mapa, do material para análise documental que subsidiará o levantamento inicial de competências para a realização das Oficinas de Mapeamento. Este material é de fundamental importância no processo e significa: Decretos, Portarias, Regimentos e qualquer outro documento que regulamente, condicione ou defina formas de atuação na realização das atividades nas áreas.

 

"Com o Mapeamento, teremos um PAEC mais adequado e eficaz para o preenchimento das nossas lacunas de conhecimentos. Além disso, todos teremos todos os subsídios para a execução de projetos de desenvolvimento de Habilidades e Atitudes que compõem e potencializam as competências necessárias ao alcance dos nossos objetivos estratégicos e, ainda, uma avaliação de desempenho que valoriza o trabalho dos servidores e prioriza as necessidades institucionais", afirmou Ângela Peres, diretora da Enagro.
 

O mapeamento será feito na Sede do Mapa e nas SFA's com representantes de cada Unidade. Durante as oficinas, competências setoriais e competências individuais serão desenvolvidas pelos próprios servidores, com o auxílio da equipe da Universidade. Um sistema informatizado, disponibilizado pelo GESTCOM permitirá o cruzamento de informações gerando relatórios diversos que subsidiarão, também, decisões importantes para maior integração das ações voltadas para o desenvolvimento de pessoas.

 

A Enagro, com a equipe do Serviço de Gestão por Competências da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas iniciará, de imediato, o levantamento deste material junto às Secretarias para o seu envio à UFPA, conforme o Cronograma de Atividades. Para isto conta, principalmente, com a colaboração dos gestores na casa pois, Trabalho em Equipe e Colaboração são Competências Institucionais  já mapeadas, reconhecidas e praticadas no Mapa.