Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informe Enagro nº 18 - 05/12/2017

Notícias

Informe Enagro nº 18 - 05/12/2017

por publicado: 05/12/2017 14h17 última modificação: 05/12/2017 14h17
cabecalho-enagro.jpg


Nº 18

 


      05/12/2017

Workshop PAECNa última semana a Escola Nacional de Gestão Agropecuária - Enagro, realizou Workshop para a elaboração do Plano Anual de Educação Continuada - PAEC 2018 por competências.

O evento ocorreu nos dias 27 de novembro e 1º de dezembro e contou com a participação de gestores e colaboradores técnicos de todas as unidades do MAPA, visando apresentar a metodologia para a elaboração do Plano Anual de Educação Continuada (PAEC) 2018.

O Workshop foi dividido em dois momentos:

1º encontro: Apresentação da nova metodologia para elaboração do Plano e apresentação do Diagnóstico de Competências por unidades, como resultado do 1º Ciclo de Mapeamento de Competências.  Além disso, foi criado um espaço para debates e depoimentos sobre a nova metodologia de coleta de dados para a elaboração do PAEC 2018.

2º encontro: Análise de cenário utilizando a ferramenta SWOT, onde o grupo analisou as forças, as oportunidades, as fraquezas e as ameaças do processo; espaço para dirimir dúvidas; apresentação do Sistema PAEC; e inclusão, pelos participantes, das ações de capacitação no Sistema PAEC.

O PAEC 2018 será elaborado utilizando como subsídio as informações obtidas nos Questionários de Necessidades de Desenvolvimento aplicados a todos os servidores e gestores entre os meses de agosto e setembro de 2017, observando as ações prioritárias de capacitação, por meio do Diagrama de Pareto.

A proposta de inovação para o PAEC 2018 busca atender ao disposto no Decreto nº 5.507, de 23 de fevereiro de 2006, que institui a Política e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal, e às recomendações dos órgãos de controle.

A implementação da gestão da capacitação por competências, por meio do diagnóstico que está subsidiando a elaboração do PAEC 2018, teve grande aceitação por parte dos servidores e gestores do Mapa, refletida nos mais de nove mil Questionários de Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento respondidos no período.

Este é apenas o 1º Ciclo de Mapeamento das Competências e a Enagro, juntamente com todos os colaboradores do Mapa, certamente elevarão o nível de capacitação de todos os seus servidores e gestores, refletido em melhores serviços prestados aos nossos clientes: a sociedade brasileira.

"Com o intuito de criar uma metodologia de elaboração do PAEC 2018 tendo como base o diagnóstico de competências, percebemos que mais do que a informação colhida precisaríamos trabalhar mudança de paradigmas, mitigar resistências e gerar muita escuta para que o processo fosse sensível à colaboração e apontamentos das áreas.

Tivemos que nos apropriar do poder das conversas mediante uma fina e poderosa moderação, onde utilizamos a acuidade de percepção para entender os conceitos por detrás das palavras, as emoções que permeavam as definições e as crenças que impedem a expansão. Acessar não somente o saber do PAEC, mas o sentir e o fazer tornou o processo vivo e encorajador". Eduardo Rodrigues – Moderador do evento e Diretor da LIFEMARK DESENVOLVIMENTO

Clique Aqui para mais informações e acesso ao Diagnóstico de Competências de sua unidade ou entre em contato pelo e-mail gestao.competencia@agricultura.gov.br

Imagem 1Imagem 2Imagem 3

rodape-enagro-geral