Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Informe Enagro Nº 13 - 09/11/2017

Notícias

Informe Enagro Nº 13 - 09/11/2017

por publicado: 09/11/2017 14h57 última modificação: 10/11/2017 16h29

cabecalho-enagro.jpg


Nº 13

 


      09/11/2017

Seminário sobre Estratégia, Negociação e Liderança no Setor Público em Tempos de Incerteza

Inscrições abertas para o Seminário sobre Estratégia, Negociação e Liderança no Setor Público em Tempos de Incerteza.  O evento será realizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) no dia 23 de novembro, e ministrado pela doutora em Economia pela Boston College (EUA) e ex-ministra do Trabalho e da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothea Werneck.

O Seminário ocorrerá no dia 23 de novembro de 2017, das 08h30 às 12h30, no auditório da Enap (SAIS – Área 2A – Brasília/DF)

Para se inscrever Clique Aqui.
 
Prêmio Servidor Mapa 2017 – Comitê Julgador se reunirá dia 31/10

Reuniu-se, no último dia 08 de novembro, o Comitê Julgador para a definição dos vencedores do Prêmio Servidor Mapa 2017, das categorias Atuação, Boas Práticas e Inovação. Os membros do Comitê fizeram suas escolhas a partir da análise da documentação e dos projetos homologados, considerando os critérios estabelecidos no Edital do concurso. A Enagro agradece a todos os participantes e parabeniza pelos trabalhos realizados. 

Saiba mais aqui 
 

Mapeamento de Competências Gerenciais do MAPA

De 09 a 31 de outubro, a Enagro realizou, junto à Universidade de Brasília (UnB), a aplicação do Questionário das Competências Gerenciais dos Gestores do Agronegócio no âmbito do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA/Sede. No processo, foi obtido o quantitativo suficiente para atingir uma amostra válida (210 questionários), considerando o quantitativo de cargos de Chefia, Direção e Assessoramento que a sede do Ministério possui. 

Clique aqui e veja como foi a participação dos gestores da sua unidade. 

 
Multiplicadores da Rede SICONV - Mapa

Objetivando desenvolver ações voltadas à melhoria dos processos de gestão, capacitação dos servidores, comunicação e transparência, a Enagro convida aos servidores que tenham interesse em atuar como instrutores e integrar a Rede.  

O que é necessário?

1.   Realizar o Credenciamento para Instrutores do Mapa; e 

2. Realizar a trilha de aprendizagem definida pela Rede SICONV. As turmas presenciais serão agendadas pela Enagro assim que o servidor comunicar que realizou os cursos EaD. 

3.    Clique aqui e conheça a trilha. 

Quais benefícios?

Os credenciados, após a conclusão da trilha, poderão ser selecionados para ministrar cursos em seu estado e receberão os seguintes benefícios:

- Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.

- Divulgação no Portal ENAGRO e Portal de Convênios (MP), dando visibilidade e possibilitando a convocação para atuar como instrutor em outro órgão. 

Acesse aqui e realize o seu Credenciamento.

 
Enagro realiza cursos no pólo Nordeste 

Hoje (09), encerra a trilha de cursos da temática Gestão Estratégica ofertada pela Enagro ao polo nordeste, com a participação de mais de 70 servidores e empregados do MAPA  

Com intuito de continuar executando o PAEC 2017, a Enagro realiza nesta semana cursos nos polos nordeste, sul e sudeste, atendendo aos demais servidores lotados nas unidades descentralizadas. 

Depoimento 

“Os cursos ofertados pela ENAGRO, em parceria com a ENAP têm sido uma oportunidade ímpar para que possamos conhecer conceitos e ferramentas para exercer nossas atividades e enfrentar os desafios constantes e crescentes que têm ocorrido  na gestão pública nas últimas décadas. Nossa instituição, centenária, está em processo de ajustes constantes para dar conta desses desafios que são somados ao do agronegócio.  Compreender conceitos e ferramentas da nova gestão pública , sem dúvidas, será fundamental para exercermos com maior segurança e de forma mais ágil nossas atividades.   Outro impacto muito positivo desses cursos têm sido a oportunidade de integração a partir do conhecimento de outras atividades  de nosso ministério. Esta integração contribui para o fortalecimento do sentimento de "pertencimento institucional" e de "equipe MAPA"  Percebi ainda que a participação de colegas de níveis hierárquicos distintos contribuiu para a valorização, motivação e aumento de autoestima. Por fim destaco a importância da descentralização dos cursos que , diante de nossas restrições financeiras e dimensões continentais do Brasil , configurou-se em excelente alternativa para garantir a participação de um maior número de colegas.  Muito feliz com os impactos positivos dessas capacitações e já entusiasmada para 2018.  

Sem dúvidas, a ENAGRO tem contribuído para um ambiente organizacional mais favorável, apesar de um contexto político tão difícil” – Sylvia Sabino (Serviço de Suporte à Gestão - LANAGRO/PE).

Imagem 1 - Imagem 2 - Imagem 3

rodape-enagro-geral