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Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público

publicado: 10/01/2018 08h07 última modificação: 10/01/2018 08h08

Sobre o curso

 

Público Alvo

 Servidores públicos de nível superior, preferencialmente ocupantes de DAS 4, FCPE 4 ou cargos equivalentes dos órgãos da Administração Pública Federal.

  

Objetivos de aprendizagem 

  • conceituar a gestão de risco com foco na administração pública federal;
  • aplicar a base normativa da gestão de riscos em seus processos de trabalho;
  • aplicar as principais estruturas de risco em seus processos de trabalho;
  • aplicar métodos de priorização de processos;
  • utilizar técnicas de identificação de riscos;
  • elaborar matriz e mapa de riscos.

 

Principais Tópicos

  • Conceitos básicos em gestão de riscos aplicada ao setor público. 
  • Bases normativas da gestão de riscos aplicada ao setor público.
  • Linhas de defesa em gestão de riscos.
  • Estruturas de gestão de riscos aplicadas ao setor público (COSO, ISO 31000, ISO 31010, Orange Book).
  • Métodos de priorização de processos.
  • Técnicas de identificação de riscos.
  • Matriz e mapa de riscos.

Metodologia

Processo de ensino baseado na combinação de exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, análise de casos e trocas de experiências capazes de suscitar, além da apreensão dos conteúdos teórico-conceituais e práticos, a postura reflexiva dos participantes sobre o contexto organizacional onde trabalham.

Carga horária

20 horas

Outras informações 

Curso organizado em parceria com Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Integra o Programa de Capacitação para Gerentes, Assessores, Diretores e Secretários da Administração Pública Federal.

Para realizar sua inscrição, acesse aqui.