Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enagro proporciona capacitação aos gestores do MAPA

Notícias

Enagro proporciona capacitação aos gestores do MAPA

Curso gera novas ideias de trabalho aplicadas em equipe

publicado: 04/04/2019 14h28 última modificação: 12/04/2019 14h46

O Departamento de Governança e Gestão por meio da Escola de Governo (Enagro) deu início, no último dia (21/03), à capacitação dirigida aos gestores táticos, lotados nas Superintendências Federais de Agricultura, a partir do curso Autopercepção e Atitudes de liderança.

O projeto conta com parceria da Coordenação-Geral de Apoio às Superintendências (CGAS/SE) e integra o Programa Pró-Líder (Programa Contínuo de Desenvolvimento de Gestores e Potenciais Líderes do Mapa) com a finalidade de desenvolver lideranças e equipes com competências duráveis, além de mudar o olhar e a consciência dos gestores e das equipes acerca de suas realidades.

A capacitação promoveu o autoconhecimento e conceituou aspectos fundamentais no gerenciamento de pessoas. Os gestores puderam perceber seus pontos fortes, elaborar planos de trabalho e identificar as principais aptidões dos membros de suas equipes.  Na ocasião, o Secretário-Executivo da pasta, Marcos Montes, prestigiou os alunos. “Asseguro que a capacitação é prioridade da Pasta e que o sucesso do Mapa em cumprir sua missão de apoiar e incentivar a produção de alimentos seguros depende da dedicação e qualidade dos seus servidores.”

A capacitação, com carga horária de 32 horas, ocorreu na modalidade híbrida, onde os participantes, inicialmente, acessaram uma trilha de aprendizagem com vídeos breves e, posteriormente, compareceram a evento presencial, ministrado pelo facilitador e diretor da Lifemarking, Eduardo Rodrigues.

Sediada nas dependências da unidade operacional da Enagro, situada no SIA, em Brasília-DF, a primeira turma do evento contou com a participação de 24 colaboradores, entre eles, o chefe de Divisão da Superintendência no estado de Goiás, Gilson Nunes dos Santos, que falou de sua experiência após o evento. “Eu acreditava que, para oferecer um resultado de excelência, era necessário estabelecer um padrão de procedimentos. Com o curso, entendi que existem vários caminhos que levam a resultados ainda melhores”, ressalta.

Gilson ainda revela o benefício que alcançou para o seu desenvolvimento. “O meu maior ganho com o curso é visualizar novos caminhos para que a minha equipe realize as atividades com maior eficiência na busca da excelência dos serviços prestados”.

A capacitação também proporcionou a socialização por meio de troca de experiências entre os profissionais que compartilhavam dos mesmos anseios. “Ao participar do evento obtive muitas ideias, que compartilhadas com os colegas do curso e com o auxílio do palestrante me fizeram expandir o campo para novos modelos de trabalho aplicados à minha equipe”, revela o chefe da Divisão de Apoio Administrativo, Márcio Marcolini.

A ação, além do caráter técnico, permitiu explorar o campo afetivo e emocional dos discentes, desconstruindo crenças limitantes e empoderando os gestores a aplicarem as novas habilidades adquiridas.  “Me tornei mais seguro e confiante em meus talentos e habilidades para aplicá-los junto à minha equipe de trabalho e aos parceiros estaduais, possibilitando assim o desenvolvimento de uma liderança mais firme e consistente”, finalizou o chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da SFA-TO, Antônio Humberto.

O curso Autopercepção e Atitudes de Liderança ocorreu também nas dependências das SFA-SP e SFA-PE, no período de 25 a 29 de março. Saiba mais aqui.

 

As próximas turmas estão previstas para realização ainda em abril, Brasília-DF.