Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enagro divulga o Resultado da adesão do 1º Ciclo do Questionário de Necessidades de Desenvolvimento

Notícias

Enagro divulga o Resultado da adesão do 1º Ciclo do Questionário de Necessidades de Desenvolvimento

por publicado: 29/09/2017 09h38 última modificação: 29/09/2017 09h53

O Decreto Federal nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006 que institui a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal no âmbito da Administração Pública Federal e tem como finalidade incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais.

Nesse sentido, o Mapa, em novembro de 2015, firmou com a Universidade Federal do Pará – UFPA o Termo de Execução Descentralizada – TED nº 3/2015 com objetivo de “Proceder a revisão das competências institucionais e individuais gerais existentes e mapear as competências setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com vistas a desenvolvê-las no âmbito da perspectiva da gestão de pessoas, previstas no mapa estratégico institucional”.

No início de 2016, foram realizadas as ações de análise documental da Instituição e a revisão das competências organizacionais e gerais do Mapa.

Durante os meses de março e abril de 2016, ocorreram as Oficinas de Mapeamento nas quais foram desenhadas as competências setoriais da maioria das unidades do Ministério. O processo se estendeu para algumas Superintendências (SFAs) e Laboratórios Nacionais Agropecuários (Lanagros). As competências foram validadas e em agosto de 2017 iniciou-se o 1º Ciclo do Mapeamento de Competências, através de questionário eletrônico disponibilizado pela UFPA por meio do Sistema de Gestão do Comportamento Organizacional (GESTCOM).

 questionario1.jpg

O Ciclo ocorreu entre os dias 14 de agosto e 22 de setembro. O Sistema GESTCOM ficou disponível durante este período para que os servidores pudessem responder os seus Questionários de Necessidades de Desenvolvimento. A adesão mais de cinco mil servidores significou uma participação efetiva de 68% (sessenta e oito por cento) do Ministério na ação.

questionario2.jpg

No período mais de nove mil questionários foram respondidos, considerando-se as autoavaliações e avaliações dos gestores. Ressalte-se a significativa participação das Superintendências Federais Agropecuárias – SFAs, responsáveis por 58% (cinquenta e oito por cento) dos questionários respondidos, seguida das unidades do Mapa/Sede e Ceplac com 13% de participação cada; Lanagros, atingindo 11%, e INMET, com 6%.

questionario3.jpg

Como resultado, foi atingida uma amostra válida de participação para todas as unidades setoriais do Ministério. Todas com um bom percentual de participação.

A análise dessas informações acima mencionadas é o resultado final da parceria realizada entre o Mapa e a UFPA. Esse diagnóstico norteará a elaboração do Plano Anual de Educação Continuada – PAEC 2018.

questionario4.jpg

Para o futuro, esse diagnóstico poderá subsidiar os demais processos de Gestão de Pessoas, como: seleção interna, banco de talentos, qualidade de vida no trabalho, avaliação de desempenho, dimensionamento da força de trabalho e meritocracia.

questionario5.jpg

Os próximos passos neste processo serão:

1. Análise dos dados obtidos para elaboração do Relatório de Diagnóstico das Lacunas de Competências do Mapa;

2. Apresentação do Diagnóstico de Competências aos gestores do Mapa;

3. Disponibilização do resultado do Diagnóstico de Competências aos servidores do Mapa; e

4. Realização de Oficinas de Alinhamento de Competências para modulação dos cursos que serão ofertados no PAEC do próximo ano.

Fique atento!