Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ENAGRO completa 4 anos

Notícias

ENAGRO completa 4 anos

publicado: 16/08/2019 20h40 última modificação: 19/08/2019 11h20

 A Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) completa nesta segunda-feira (19) quatro anos de atividades. Criada com a missão institucional de oferecer programas de desenvolvimento e aprendizado de excelência, propiciar condições para a aprendizagem contínua e efetiva de todos os envolvidos nos arranjos produtivos e sociais da agropecuária com competência e ética, a Escola já promoveu a capacitação de 12.736 servidores (sendo 3.536 gestores), somando quase 180 mil horas de capacitação em todas as unidades administrativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Como membro integrante do Sistema de Escolas de Governo da União (SEGU), a Enagro tem foco na capacitação constante dos agentes públicos, agregando conhecimento técnico específico e transdisciplinar ao trabalho de diversas carreiras.

Visando a excelência na prestação dos serviços públicos ao setor agropecuário, a Enagro garante aos servidores, colaboradores e gestores do MAPA um amplo programa de capacitação, de forma contínua e articulada, promovendo a aprendizagem individual, além do desenvolvimento, retenção e divulgação de conhecimentos e competências profissionais.

Desde 2017, a Escola passou a priorizar o modelo de Gestão Estratégica para capacitação dos servidores, com a adoção das políticas de Gestão por Competência (GCO) e Gestão de Conhecimento (GC), que estimularam a reorganização do Plano Anual de Educação Continuada/PAEC. Em razão da metodologia escolhida e também pela qualidade das informações disponibilizadas, o PAEC do MAPA tornou-se referência para planos anuais de educação em diversos órgãos governamentais.

Além do projeto regular de aprendizagem, a Enagro propôs iniciativas estratégicas em atendimento a demandas específicas do MAPA, como a desburocratização dos processos de capacitação, gerando maior agilidade e menores prazos, culminando com a criação do Painel de Gestão de Capacitação, um mecanismo eficiente de controle, avaliação e monitoramento das ações de capacitação que promoveu maior eficiência e menores gastos na gestão do conhecimento.

Em trabalho conjunto ao Tribunal de Contas da União, a Enagro promoveu um amplo projeto de capacitação técnica de gestores e fiscais de contratos em todas suas unidades, além do fomento à Rede de Agentes de Desenvolvimento de Pessoas (ADPs), responsáveis pelo planejamento estratégico, de forma colaborativa, das atividades de aprendizagem em cada unidade descentralizada.

Para os próximos anos, a projeção da Enagro é de desenvolver a oferta de cursos de Ensino à Distância (EaD), ampliando a base de alunos e se aproximando cada vez mais do cumprimento de sua missão institucional.

 logo.png