Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores são capacitados em PAD

Notícias

Servidores são capacitados em PAD

publicado: 12/07/2019 14h01 última modificação: 23/07/2019 12h34

No período de 24 a 28.06.2019, a Corregedoria-Geral, em pareceria com a ENAGRO, ofertou para os servidores do MAPA e das Unidades Descentralizadas o curso de Processo Administrativo Disciplinar na Prática, com carga horária de 20 (vinte) horas, ministrado pelo Senhor Corregedor – Geral e demais servidores da equipe Correcional desta Pasta.

O evento ocorreu em Brasília, com transmissão ao vivo para todo o Brasil, tendo sido capacitados 158 servidores, sendo 120 (cento e vinte) servidores lotados nas Unidades Descentralizadas, com certificação EAD pela ENAGRO. 

Entretanto, o número de capacitados foi muito maior, em razão da disponibilização da plataforma scopia mobile, que permitiu aos servidores o acompanhamento em tempo real do referido curso, por meio de aplicativo de celular e desktop pessoal.      

 Corregedor - Geral:

“Parabenizo toda a equipe da ENAGRO e da CGTI que, em parceria com esta Corregedoria-Geral, possibilitou mais um treinamento nacional de alto nível, abordando os aspectos mais  relevantes do procedimento administrativo disciplinar na prática.

Não poderia deixar de agradecer também ao time da Corregedoria-Geral, que se empenhou no planejamento e na execução da ação de capacitação de forma clara, dinâmica e minuciosa, revelando as peculiaridades da marcha processual, dos requisitos das peças processuais e dos recursos tecnológicos atualmente utilizados pelo Ministério na condução dos processos.

Por fim, vale destacar a economia de recursos públicos na realização do referido curso. Capacitamos 158 servidores com o custo quase zero. Explico: se trouxéssemos todos os 120 (cento e vinte) agentes públicos para Brasília, a Administração arcaria com aproximadamente R$253.113,00 (duzentos e cinquenta e três mil, cento e treze reais) entre diárias e passagens. Nesta nova metodologia, o custo foi aproximadamente zero.

Levando-se em consideração os dois cursos já realizados neste ano, a economia de recursos, atingiu, no mínimo, R$ 373.000,00 (trezentos e setenta e três mil reais).

Todas as reuniões, oitivas e interrogatórios necessários no regular andamento processual serão realizadas por meio do aludido dispositivo, o que representará uma economia ainda mais significativa para os cofres públicos.

Fica, então, a sugestão para que todas as áreas do Ministério passem a utilizar, quando possível, o sistema de videoconferência e a sala virtual do MAPA, que pode ser acessada inclusive por meio do celular, através do aplicativo scopia mobile, criptografado pela área de Informática.”, relatou o Corregedor-Geral Nélio Macabu.”