Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Binagri lança campanha de doação de livros

Notícias

Binagri lança campanha de doação de livros

publicado: 17/08/2015 00h00 última modificação: 24/07/2017 15h57

Para aquelas pessoas que não sabem o que fazer com livros usados, e que queiram dar a chance de serem reaproveitados por alguém, a Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagri) apresenta uma solução. A novidade é que além de receber doações somente para o acervo especializado, com temas exclusivos da agricultura, a Binagri também organiza um acervo cultural, que abrange diversos temas dentro da literatura brasileira e infanto-juvenil, de história, filosofia, geografia, inglês, religião e cultura em geral.

Até cinco anos atrás, a Binagri contava apenas com as publicações específicas de agricultura ou de ciências afins, como de Direito Agrário, Administração Agrária, Sociologia Rural, dentre outros. Entretanto, de acordo com a responsável pela manutenção do acervo, Ione Viotti, os servidores começaram a buscar outros temas, como romance, por exemplo. A partir desta procura foi criado o acervo cultural.

Atualmente, o patrimônio é de 3.192 títulos de diversos assuntos, obtidos sem custos, isto é, exclusivamente por meio de doações. "Livro é passatempo, é um lazer, ele é educativo, instrutivo. Despertar o gosto de ler nas pessoas é interessante e importante. A doação não precisa ser específica de um tema ou de outro. O que importa é que sempre vai ter um bom destino para as doações", afirma Ione.

Quando chegam dois ou mais exemplares da mesma publicação, exceto quando são de tema específico da agricultura, a Binagri arquiva na lista de duplicatas e envia como doação para as instituições conveniadas como universidades, bibliotecas municipais, associações e até mesmo entidades internacionais.

Para doar é necessário levar o livro para a sala de aquisição, localizada no térreo do Anexo B do Mapa.
Mais de um século da Binagri
O acervo especializado da Binagri é composto por mais de 400 mil volumes ligados à agropecuária. Criada em 1909, a Biblioteca completou 105 anos desenvolvendo atividades e ações que asseguram a democratização e o livre acesso ao mais completo banco de dados sobre o setor agrícola no Brasil. Livros, revistas, vídeos, CD-ROMs e legislações que datam do tempo do Brasil Império aos dias atuais, contribuem para transformar a Binagri em uma das mais completas do setor na América Latina.

Além do acervo próprio, a biblioteca abriga milhares de títulos do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). Os materiais estão organizados na sede do ministério, em Brasília, e qualquer pessoa pode pesquisar. Os empréstimos, no entanto, só podem ser feitos para servidores do ministério e entre bibliotecas. A maior parte dos títulos possui referências que podem ser consultados pela Internet. Outra forma de consulta é pelo 0800-704-1995, em horário comercial, com ligação gratuita de todo o País.