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O que é a Gestão por Competências?

por leonardo.maia publicado 26/07/2017 11h05, última modificação 10/08/2017 17h29

 

Este é um espaço disponibilizado a você, servidor, para informá-lo e orientá-lo a respeito da Gestão por Competências no MAPA. Aqui exploraremos a metodologia de implantação da Gestão por Competências, tendo como referência a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal - PNDP, instituída com a publicação do Decreto nº 5.707, de 23 de fevereiro de 2006.

Um dos pressupostos do modelo de Gestão por Competências da PNDP é a proposição das ações de capacitação no contexto estratégico.  A identificação das lacunas de competência de uma instituição permite que ela estruture seus planos de capacitação de forma a desenvolver as competências necessárias de seu corpo funcional.

Então, se a instituição almeja alcançar um nível de excelência em determinado serviço ao cidadão, seus servidores devem dominar as competências que irão permitir a realização deste serviço com o grau de excelência esperado.

Para que isso seja possível, é importante que as etapas de Mapeamento e Diagnóstico de Competências tenham sido concluídas na Instituição.  Assim, mais do que uma grade de ações de capacitação, a instituição será capaz de construir um plano anual de capacitação, priorizando os eventos de capacitação para que ela atinja seus objetivos estratégicos.

O mapeamento e diagnóstico de competências identificam se os servidores têm o grau de domínio esperado. Sem este diagnóstico, é muito difícil identificar que ações de capacitação devem ser desenvolvidas e para quais servidores elas devem ser oferecidas.