Você está aqui: Página Inicial > Eventos de capacitação > Trilha - Gestão Estratégica

Trilha - Gestão Estratégica

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 02/07/2018 16h13, última modificação 22/08/2018 16h30

banner gestão e liderança.jpg

Trilha – Gestão Estratégica:

Público-alvo: Superintendentes Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seus substitutos legais.

Ao final da trilha o Gestor estará apto a:

  • Monitorar o andamento das ações e soluções planejadas em conformidade com os objetivos estratégicos da unidade e da instituição;
  • Planejar ações e soluções com base na realidade da unidade, definindo metas e resultados alinhados aos objetivos do Planejamento Estratégico da Unidade e da instituição;
  • Avaliar a qualidade das ações e soluções executadas e seu impacto para o alcance dos objetivos definidos pelo Planejamento Estratégico da unidade e da instituição;
  • Assumir e cumprir atividades que lhe são propostas e de suas atribuições, de maneira a responder pelos resultados, dentro do prazo previsto; 
  • Identificar, selecionar, padronizar e implementar método, técnica e ferramentas de apoio à gestão de projetos;
  • Controlar e monitorar processos e resultados, objetivando análises críticas e tomadas de decisão;
  • Propor melhorias na execução, e controle, de processos internos da Unidade;
  • Tomar decisões com base em uma visão estratégica e sistêmica, assumindo as responsabilidades decorrentes das mesmas, visando atender as prioridades e necessidades do trabalho.

 

Conteúdo programático: 

 Básico

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Gestão da Estratégia com BSC - Fundamentos

A compreensão e utilização de conceitos relacionados ao planejamento estratégico e ao método Balanced Scorecard (BSC) permitem aos dirigentes a atuação em ambientes dinâmicos que exigem a percepção de contexto, acuidade e proatividade. Esta é uma boa oportunidade de conhecer alguns elementos teórico-conceituais e instrumentais do planejamento estratégico e de gestão.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Planejamento Estratégico para Organizações Públicas

Obter sucesso em qualquer atividade, seja ela pessoal ou profissional, é o desejo de muitas pessoas em todo mundo. E uma das ações que nos permite sermos bem sucedidos no campo profissional é planejar todo e qualquer projeto ou atividade em que estejamos envolvidos. Desse modo, aprenda conosco uma temática destinada a apoiar quanto ao alinhamento e foco para os projetos, processos e macroprocessos na organização em que você atua.

 

 

40H

infografico-à distância.jpg

Gestão Estratégica com foco na Administração Pública - Turma 1

Apresentar os principais elementos da gestão estratégica na administração pública.

 

40H

infografico-à distância.jpg

Planejamento Governamental - 2018/PGOVEW01

Apresenta o planejamento estratégico e algumas ferramentas de apoio ao planejamento.

 

20H

 

Intermediário

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira

Aprenda temas relacionados à gestão de pessoas, essenciais para a discussão sobre as diretrizes dos planos de carreira já iniciada pela Secretaria de Recursos Humanos. O curso foi desenvolvido visando auxiliar os participantes a identificarem a gestão por competências como ferramenta necessária à concretização dos objetivos estratégicos da organização. (Realização do Projeto EuroBrasil 2000 - Apoio à Modernização do Aparelho de Estado, um Acordo de Cooperação Técnica mantido entre o Brasil e a União Europeia. Desenvolvido pela Enap, em parceria com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SRH/MP, em 2006).

 

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Introdução à Gestão de Processos

A busca constante por melhores resultados nas organizações tem motivado a criação e evolução de diversas ferramentas de administração, dentre elas, a Gestão de Processos. Podemos citar três questões de impacto que vem incentivando essa situação: necessidade de eliminação de falhas, extinção de atividades que não agregam valor e manutenção do foco no cliente.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Mapeamento de Processos de Trabalho com BPMN e Bizagi - 2018/MPTBBW01

Apresenta conceitos essenciais de processos de trabalho e o papel do mapeamento de processos na melhoria da gestão.

 

20H

 

Avançado

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Introdução à Gestão de Projetos

A capacitação tem como referência o Guia PMBOK 5° Edição, publicado pelo instituto PMI - Project Management Institute(2013), que reúne as melhores práticas na área de gerenciamento de projetos, com base em experiências de empresas de diferentes segmentos, públicas ou privadas, bem como apresentar outros métodos elaborados pela Administração Pública.

 

 

20H