Você está aqui: Página Inicial > Eventos de capacitação > Gestão e Acesso à Informação

Gestão e Acesso à Informação

por Wanessa Araruna de Medeiros Cabral publicado 02/07/2018 16h13, última modificação 22/08/2018 16h22

banner acesso à informação.jpg

Trilha – Gestão da Informação:

Público-alvo: Superintendentes Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e seus substitutos legais.

Ao final da trilha o Gestor estará apto a:

  • Atender às solicitações dos cidadãos obedecendo à Lei nº 12.527/2011 e a sua regulamentação pelo Decreto nº 7.724/2012; 
  • Utilizar o sistema informatizado (SEI) que norteia a tramitação de documentos e processos no âmbito do Mapa; e
  • Compartilhar informações pertinentes às suas atividades, de forma clara, fidedigna e apropriada favorecendo os objetivos institucionais.

 

Conteúdo programático: 

 Básico

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Acesso à Informação

O curso Acesso à Informação demonstra as bases normativas, conceituais e operacionais que podem ser utilizadas na aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a fim de oferecer subsídios aos cidadãos e à administração pública em geral para a realização consciente e eficiente de atos relacionados à essa área.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Sistema Eletrônico de Informações - SEI! Usar

O SEI possui um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. Trata-se de um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Lei de Acesso à Informação (parceria Senado/UFMG) - Turma 1

O curso visa capacitar os agentes públicos de órgãos da administração direta e indireta para atendimento das novas obrigações e diretrizes trazidas na Lei n.º 12.527/11.

 

12H

 

Intermediário

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Elaboração de Plano de Dados Abertos

Aprenda a elaborar o Plano de Dados Abertos (PDA), documento que orienta as ações de implementação e promoção de abertura de dados de sua instituição. Essa é uma forma de contribuir com o aumento da disseminação de dados e informações para a sociedade, bem como a melhoria da qualidade dos dados disponibilizados.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Gestão da Informação e Documentação - Conceitos Básicos em Gestão Documental

O curso foi elaborado a partir da necessidade dos órgãos públicos disseminarem o conhecimento teórico relacionado aos procedimentos de gestão da documentação. É uma ótima oportunidade para quem deseja entender sobre o universo da Gestão da Informação e documentação, tendo como foco o conceito de gestão documental.

 

 

20H

infografico-à distância.jpg

Ouvidoria na Administração Pública (parceria CGU/ILB) - Turma 1

Contribuir para a formação de profissionais da área e demais interessados quanto aos fundamentos da Ouvidoria Pública e aspectos básicos relacionados à sua atuação

 

20H

 

Avançado

MODALIDADE TÍTULO CARGA HORÁRIA
infografico-à distância.jpg

Mundo Conectado: Manual de Sobrevivência - 2018/MCMSOW01

Ao final da ação, o(a) participante será capaz de aplicar no seu dia a dia boas práticas de segurança que o(a) protegerão de crimes virtuais, utilizando medidas de prevenção a incidentes de segurança da informação, tanto em casa como no ambiente de trabalho.

 

10H